Jornada do cliente no Inbound Marketing. Veja como funciona.

By InsideOut Negócios, Sucesso do Cliente 2 comentários em Jornada do cliente no Inbound Marketing. Veja como funciona.

Jornada do Cliente

A aparente simplicidade de se atender aos desejos e necessidades do público pode acabar gerando muito estresse para quem quer lançar um novo produto ou serviço no mercado. Afinal de contas, é preciso estar atento a todos os passos da jornada do cliente até a compra.

Para responder as questões mais práticas sobre esse assunto, elaboramos esse artigo, que certamente vai ajudar você a desenhar estratégias cada vez mais eficazes para atrair e conquistar clientes. Vamos lá?

O que é a jornada do cliente?

Vamos entender, em primeiro lugar, o que é a jornada do cliente. É o caminho que uma pessoa vai percorrer desde o momento em que ela tem uma questão a ser resolvida até o momento em que ela compra um produto ou serviço para saná-la.

Antigamente, as pessoas buscavam referências em seu círculo social e nas lojas físicas.

Mas hoje, com a internet, as coisas mudaram um pouco. Uma das ações mais populares é usar mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo!, Bing) para obter as respostas.

Para o seu negócio, isso significa que é preciso investir, não apenas em propagandas em sites e redes sociais; é fundamental produzir conteúdo relevante e de qualidade.

Isso significa elaborar uma estratégia de inbound marketing (também conhecido como “novo marketing”) que foque em ganhar o interesse do seu público-alvo.

Como? Produzindo as respostas que eles buscam no universo digital.

Na prática, é eleger termos de pesquisa (keywords) de interesse da sua persona, produzir materiais (posts, e-books, material audiovisual) e usar seu site, blog e redes sociais para fazer esse conhecimento circular.

Dessa forma, você ajuda o seu cliente a chegar até você, estabelece uma relação de confiança dele com a sua marca e passa assim o cliente passa a considerá-lo na hora de fechar negócio.

Afinal, ao invés de mostrar a ele apenas uma propaganda, você ofereceu algo mais valioso: informação, expertise e conhecimento.

Quais as etapas da jornada do cliente?

A Jornada do Cliente pode ser dividida em quatro etapas distintas que explicamos a seguir:

1. Aprendizado e Descoberta

A pessoa tem uma situação para a qual precisa de respostas. Por exemplo: a Maria tem sentido fortes dores de cabeça no escritório e começou a pesquisar na internet as possíveis causas.

2. Consideração da Solução

Agora, a pessoa entendeu o que está acontecendo com ela e passa a considerar as possíveis respostas para o seu problema ou questão. Voltando ao nosso exemplo, a Maria percebeu que a imagem da tela do seu computador está tremida e isso é a possível causa de suas dores.

3. Decisão de Compra

Agora, a pessoa decidiu o que deve ser feito, de fato, para conseguir a solução, e agora está buscando o melhor fornecedor.

A Maria viu que precisa comprar um novo monitor e pesquisou entre os disponíveis no mercado aquele com as melhores características, para não forçar mais a sua visão.

4. Ação

Por fim, a pessoa efetua a compra. Ou seja: a Maria adquire um novo monitor para o seu computador e suas dores de cabeça no trabalho acabam.

O mais importante é que o cliente esteja satisfeito com a solução, mesmo que seja necessário efetuar uma troca ou resolver alguma questão de pós-venda.

A sua empresa precisa estar atenta, não apenas em aumentar o número de pedidos emitidos, mas em ter a certeza de que cada venda efetuada é a melhor coisa para o cliente.

Como ela funciona?

Como pudemos ver acima, a jornada do cliente funciona, basicamente, como um processo de decisão.

Mas ele não acontece da mesma forma para todo mundo. Um prospect, por exemplo, pode já começar na etapa 2 ou 3, e ele pode avançar ou retroceder nesse caminho.

É preciso lembrar que estamos lidando aqui com pessoas (mesmo que seu negócio seja B2B – Business to Business).

Elas precisam tomar decisões e para tal precisam estar muito certas de que vão fazer a melhor escolha.

E é isso que é o mais bonito do inbound marketing: é a possibilidade que o seu negócio tem de entender quais são essas perguntas — e respondê-las.

Isso também significa que a competição pode ser um pouco mais justa entre empresas de diferentes portes.

Afinal, se você produz materiais mais ricos e interessantes do que uma gigante do setor, pode acabar conquistando clientes que, sem o inbound marketing, iriam direto para elas.

Quais as estratégias e ações para conduzir a persona?

E agora que já entendemos um pouco mais sobre o funcionamento da jornada do cliente e como sua empresa pode se beneficiar dela para crescer e conquistar mercado, é chegada a hora de saber como fazer isso na prática.

O primeiro passo é definir o seu público-alvo e persona. Quem são, o que fazem, onde estão no mundo digital e quais as suas dúvidas em relação à sua área de atuação. E leve em consideração pessoas em todas as etapas da jornada!

Vale lembrar que muitas vezes as questões são óbvias para você, mas a inteligência está em oferecer isso: respostas que sejam simples para quem precisa.

Coloque-se no lugar do cliente e pense nas vezes em que você mesmo pesquisou respostas para suas questões e problemas e veja como a simplicidade e a objetividade são fortes aliados.

Depois, é preciso estabelecer os objetivos para sua estratégia.

Os principais costumam ser: ampliar a participação de mercado e aumentar as vendas; mas é preciso reconhecer qual é a realidade da sua empresa, o mercado e as oportunidades para definir e quantificar (quando possível) o que se quer obter.

Então, a partir desses dois conjuntos de informações, faça um mapa que vai desde o termo de pesquisa até as redes de distribuição: site, blogs, redes sociais, SEO, tudo aqui precisa ser estudado e contar com métricas para acompanhar e avaliar resultados.

Por fim, lembre-se de que a constância é a maior amiga de quem investe no inbound marketing.

Os resultados podem demorar um pouco até começarem a aparecer de fato, mas é preciso ter a certeza de que, com um planejamento consistente, atenção às falhas e sucessos e correções, as chances de êxito são grandes.

E agora que você já aprendeu como conhecer a jornada do cliente pode render bons frutos para o seu negócio, não deixe de utilizar esses conhecimentos para se destacar da concorrência.

E como conhecimento nunca é demais, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu endereço e-mail outros materiais gratuitos que vão ajudar a sua marca a alcançar o sucesso!

Deixe o seu Comentário
  • Share:
2 comments

Comments are closed.