Como atrair clientes? O marketing digital para pequenos negócios

By InsideOut Negócios, Sucesso do Cliente 2 comentários em Como atrair clientes? O marketing digital para pequenos negócios

Como atrair clientes Agência InsideOut

Saber como atrair clientes é muito importante para a saúde de qualquer negócio.

É através do trabalho de prospecção que sua empresa poderá aumentar a participação dela no mercado, aumentar o número de vendas e, com isso, aumentar seus lucros.

O marketing digital é um excelente aliado das empresas que querem gerar novos negócios, com a vantagem de possuir custos mais baixos e um alcance maior do que as estratégias de marketing tradicionais.

Se você ainda não sabe o que é marketing digital e como atrair clientes usando esta estratégia fique tranquilo. Neste artigo você vai aprender como o marketing digital pode lhe ajudar com esse objetivo.

O que é marketing digital?

O marketing digital pode ser entendido como o conjunto de ações promocionais que utilizam da internet e outros meios digitais para divulgar os produtos e serviços de uma empresa.

Ele é uma excelente arma para melhorar o relacionamento com seus clientes, facilitar a comunicação com eles e gerar novas vendas; com a vantagem de ser mais rápido e com custos bem menores do que os custos das ações de marketing convencionais. Esta é uma característica muito importante para pequenos negócios que possuem um orçamento de marketing limitado e metas para atingir com certa urgência.

Com o marketing digital sua empresa poderá também impactar um número muito maior de clientes, pois o seu alcance não é limitado geograficamente. Com isso, poderá até mesmo expandir sua atuação para outras cidades e estados, aumentando consideravelmente o alcance de suas ações.

Como atrair clientes com o marketing digital?

Agora que você já sabe o que é marketing digital e algumas de suas vantagens, tenho certeza que deseja saber como atrair clientes usando esta estratégia.

Você poderá atrair mais clientes com sucesso seguindo os cinco passos abaixo.

1. Crie um blog para sua empresa

O primeiro passo para criar engajamento com o seu público-alvo através de uma estratégia de marketing digital é garantindo a sua presença online. A criação de um blog corporativo é uma ótima maneira de conquistar a atenção do seu público-alvo.

No blog corporativo, concentre seus esforços na produção de conteúdo de qualidade, que ajude seus clientes a solucionarem as dúvidas e problemas que enfrentam no dia a dia, além de dicas para ajudá-los na conquista dos seus objetivos.

Além de atrair mais clientes, com este conteúdo você irá conquistar maior confiança dos visitantes e se consolidar como autoridade no mercado para os assuntos que expõe no blog, atingindo posições mais privilegiadas no resultados de pesquisa nos mecanismos de busca. Essa estratégia pode ser otimizada por meio da aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization – otimização para motores de pesquisa).

O conteúdo produzido em seu blog poderá ser usado também em outras ações de marketing digital, como a promoção através das redes sociais, o e-mail marketing e principalmente no processo de nutrição de leads.

2. Invista em marketing de busca

Garantir que seu cliente encontre a sua empresa quando ele faz buscas em sites como o Google, por exemplo, é um elemento muito importante. E, para ser encontrado por seus clientes no Google é preciso investir no marketing de busca.

O marketing de busca é uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de garantir que sua empresa esteja bem posicionada nas buscas feitas pelos usuários na internet. Fazendo isso você criará condições para que os clientes de sua empresa encontrem você quando estiverem procurando por seus produtos ou serviços que disponibiliza.

Entre as estratégias de marketing de busca mais populares podemos destacar:

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO pode ser definido como o conjunto de ações que buscam conquistar uma melhor posição nos sites de busca de forma natural, sem que haja a necessidade de pagar pela criação de anúncios. Uma boa estratégia de SEO depende da produção de conteúdo para o site de sua empresa, a correta utilização dos códigos HTML na criação do site, link building, relevância do conteúdo, interação dos usuários, etc.

Porém, o SEO é uma estratégia de médio e longo prazo, podendo aumentar o número de visitas no site de sua empresa de forma saudável depois de um certo tempo com a estratégia no ar. Os resultados não virão de imediato, e é preciso ter uma metodologia bem definida, de modo a manter-se constante na realização das postagens.

Os links patrocinados

Assim como o SEO, os links patrocinados têm como objetivo garantir que sua empresa apareça nos resultados de busca de seus clientes.

A diferença entre os links patrocinados e o SEO é que nos links patrocinados sua empresa irá aparecer nos resultado de busca de forma imediata, sem ter de esperar um longo período. Isso é muito útil para negócios que precisam atrair clientes rapidamente. Porém, é preciso lembrar que a empresa paga uma taxa por cada clique recebido em seu anúncio.

Uma boa campanha de links patrocinados exige um estudo completo de palavras-chave e a criação de anúncios que sejam capazes de atrair a atenção dos clientes de sua empresa.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, e faz todo o sentido garantir que seus clientes encontrem sua empresa por lá.

Através das redes sociais, você pode divulgar novidades para seus clientes, promover produtos e serviços e até mesmo responder às dúvidas de forma ágil e eficiente, sem precisar de uma complexa central telefônica para fazer este atendimento, sendo que esse tipo de interação é visto de maneira muito positiva pelos usuários, que passam a reconhecer sua marca como acessível.

Mas antes de criar perfis em todas as redes sociais mais populares do momento, estude o perfil de seu cliente e veja quais as redes sociais mais usadas por ele. Com isso, você evitará o desperdício de tempo e dinheiro em uma rede social que não vai gerar retorno para sua empresa.

4. Invista em Mobile Marketing

O número de pessoas que utiliza aparelhos celulares e tablets para acessar a internet, cresce rapidamente a cada ano.

Além de terem um grande número de usuários, os aparelhos mobile possuem várias características que permitem um trabalho de promoção ainda mais eficiente da sua empresa.

Por isso, qualquer empresa que queira atrair mais clientes com marketing digital, precisa garantir a construção de um site que seja visualizado corretamente em qualquer formato de tela, principalmente nos dispositivos móveis.

Você poderá aproveitar também as funcionalidades de geolocalização, muito úteis para pequenos negócios com forte atuação local.

5. Avalie os resultados de sua estratégia promocional

Uma grande vantagem do marketing digital, em comparação com outras estratégias promocionais, é que ele permite a avaliação de praticamente todos os aspectos de sua campanha.

Você saberá o número exato de pessoas que acessaram o site de sua empresa, que finalizaram a compra de um produto e uma série de outras informações indispensáveis para medir o retorno sobre o investimento de sua estratégia de marketing digital.

Com isso, poderá corrigir as ações que não estão gerando os resultados esperados e investir em estratégias que possam atrair clientes com um maior nível de eficiência.

Agora que você já sabe como atrair clientes usando o marketing digital, aproveite para compartilhar este artigo em seu perfil no Facebook ou Twitter e ajude sua rede de amigos a alcançar bons resultados em seus negócios também.

Deixe o seu Comentário
  • Share:
2 comments

Comments are closed.