Soft e hard skills: O que são e qual a sua influência

By InsideOut Negócios Nenhum comentário em Soft e hard skills: O que são e qual a sua influência

Você já ouviu falar em hard skills ou soft skills?

Esses são termos bastante utilizados para denominar algumas competências e habilidades profissionais. Vamos entender melhor?

Hard skills

São competências que podem ser aprendidas e rapidamente quantificadas de forma tangível. Dessa forma, você aprende hard skills seja numa sala de aula, por meio de livros ou apostilas, ou até mesmo num ambiente de trabalho. Sendo assim, elas podem pesar durante as avaliações de processos seletivos e em sua empregabilidade.

Soft skills

Por outro lado, soft skills são habilidades comportamentais e mais subjetivas no modo de se avaliar. Além disso, também são popularmente conhecidas como habilidades pessoais ou interpessoais, já que estão diretamente relacionadas a sua forma de interagir com terceiros. Logo, elas podem afetar as relações no ambiente corporativo e, por conseguinte, a produtividade da equipe.

Para compreendermos melhor como essa tendência pesa na empregabilidade, separamos alguns exemplos mais comuns de cada termo:

Habilidades técnicas (hard skills): escrita, produção, contabilidade, edição, finanças, construção, operação de máquinas, pesquisa, gestão de projetos e muitos outros.

Habilidades comportamentais (soft skills): comunicação, atitude, pensamento crítico, empatia, tomada de decisão, resolução de problemas, liderança, flexibilidade e etc.

Portanto, mesmo havendo uma procura por competências técnicas para certas oportunidades de trabalho, os recrutadores buscam candidatos que possuam habilidades comportamentais específicas. Assim, isso ocorre porque é muito mais fácil para a empresa capacitar um funcionário com uma competência técnica do que uma comportamental.

Dessa forma, qualquer trabalho que exige interação com terceiros será influenciado pelas soft skills de tais pessoas e em quão bem sucedidas elas forem em suas tarefas. Já as hard skills são de suma importância para o fator técnico e fundamentais em muitos setores, porém não são facilitadoras como as soft skills que, na maioria dos casos, podem prejudicar a manutenção do equilíbrio dentro de uma equipe, afetando diretamente o desenvolvimento e resultado do trabalho.

Gostou desse artigo? Confira o nosso sobre 4 estratégias de marketing que podem fortalecer a sua marca

Deixe o seu Comentário
  • Share: