Automação de marketing: o que é e qual a sua importância?

By Harley Correia Inbound Marketing Nenhum comentário em Automação de marketing: o que é e qual a sua importância?

Automação de marketing: o que é e qual a sua importância?

Saiba o que é automação de marketing. O grande sucesso do marketing digital resultou na necessidade de gerenciar uma grande quantidade de leads. Fazer com que esses leads avancem na jornada do cliente passou a ser um desafio para as empresas.

Há uma demanda constante por atualização de conteúdos para nutrir os leads gerados a partir de e-mail, blogs, redes sociais, etc.

Nesse cenário, a automação de marketing surgiu como uma maneira eficiente de lidar com essa questão.

Pensando nisso, preparamos esse post para que você possa entender melhor o que é automação de marketing e qual a sua importância. Além disso, abordaremos as principais ferramentas que podem ser usadas para implementar esta estratégia sua empresa. Confira!

As áreas de implementação

A automação de marketing pode ser entendida como o uso de softwares para executar tarefas e fazer a gestão do marketing de forma mais eficiente e organizada.

No entanto, o uso de ferramentas de automação não exclui a necessidade de se ter uma boa equipe de profissionais da área.

Existem três grandes áreas no marketing digital para implementar a automação do marketing. A primeira delas é o e-mail marketing, em que é possível diminuir o tempo gasto com a criação e distribuição de e-mails, segmentando automaticamente a lista para a nutrição de leads.

A segunda grande área é a mídia social. As ferramentas de automação para mídias sociais permitem a elaboração de estratégias de marketing e o agendamento de publicações e postagens, garantindo uma presença mais sólida nesses importantes canais de comunicação.

Já a terceira grande área é a criação de landing pages. Já não é mais necessário fazer o design de uma landing page manualmente. Hoje em dia, estão disponíveis vários modelos em que se pode até mesmo automatizar o texto presente nestas páginas com o auxílio de testes A/B.

A partir do uso desses testes é possível identificar qual formato gera maior taxa de conversão.

Entenda a importância da automação de marketing

Adotar uma automação possibilita a criação de ações de marketing de forma personalizada e escalável em diferentes canais de comunicação. Assim, é importante investir em ferramentas que façam este trabalho, pois é por meio delas que é possível alcançar vários objetivos relevantes para a empresa.

Um desses objetivos é aumentar as vendas e o faturamento. Se a empresa já possui uma base relevante de leads, as ferramentas de automação permitem a nutrição de leads não prontos, ou seja, aqueles leads qualificados que ainda estão em fase de descoberta da solução para o problema, que podem vir a fazer uma aquisição logo.

A automação também possibilita uma maior eficiência do funil de vendas, ao identificar os estágios dos potenciais clientes na jornada de compras e endereçar a eles os conteúdos mais relevantes.

Outro objetivo que pode ser atingido por meio do uso de ferramentas de automação de marketing é a fidelização de clientes.

O pós-venda é uma etapa essencial para garantir que os clientes conquistados continuem tendo um bom relacionamento com a empresa, para que assim, eles possam realizar novas aquisições de produtos ou serviços.

Logo, é possível fazer a automatização de processos de pós-venda, como programas de indicação, envio de ofertas atrativas para os clientes, etc.

Além do aumento de vendas e da fidelização, a automação de marketing é importante também para diminuir o custo de aquisição de clientes.

Como o trabalho de nutrição de leads é realizado de maneira automatizada, o custo para a manutenção do ciclo de vendas é menor e os vendedores podem se especializar nos estágios finais do processo de decisão de compra pelos potenciais consumidores.

Conheça as principais ferramentas de automação de marketing

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para a automação de marketing, que você pode utilizar. A melhor delas será aquela que se encaixar ao perfil do público-alvo e das ações de marketing que são desenvolvidas pela sua empresa.

Apresentaremos a seguir as algumas destas plataformas e as suas principais funcionalidades.

LeadLovers

A LeadLovers é uma plataforma de automação de marketing que permite gerenciar campanhas de e-mail marketing, criar landing pages e fazer a nutrição de leads.

Algumas das vantagens exclusivas dessa ferramenta são: treinamento gratuito sobre o uso da plataforma para os assinantes e acesso a cursos complementares sobre marketing digital.

Além disso, a LeadLovers é uma das plataformas com melhor custo-benefício do mercado, sendo muito indicada para blogueiros e pequenas empresas.

RD Station

A RD Station é uma das principais plataformas de automação de marketing do mercado brasileiro. Criada pela empresa Resultados Digitais, a RD Station possui diversas funcionalidades, dentre elas e-mail marketing, SEO, criação de landing pages, geração e nutrição de leads, lead scoring, etc.

Um dos diferenciais dessa ferramenta em comparação com as outras opções disponíveis no mercado é a análise de leads com base no perfil e interesse.

Hubspot

A Hubspot foi a empresa que criou o conceito de Inboud Marketing e, por esse motivo, é uma das ferramentas mais conhecidas e completas do mercado.

Dentre as suas várias funcionalidades estão: o oferecimento de recursos para captação e geração de leads, criação de landing pages, testes A/B, gerenciamento de blog, lead scoring, gerenciamento de mídias sociais, entre outras.

Ela também possui a opção de personalização de planos diferenciados para a utilização das melhores funcionalidades para cada cliente. No entanto, o preço cobrado pelos serviços é em dólar, o que pode tornar essa ferramenta mais cara para as pequenas empresas.

Por onde começar?

Como você pôde ver, a automação de marketing é uma maneira de elaborar e executar ações de marketing digital com maior eficácia, o que pode proporcionar benefícios como o aumento de vendas, fidelização de clientes e redução dos custos de aquisição de clientes.

Existem várias plataformas disponíveis no mercado, como a LeadLovers, RD Station e Hubspot. Você deve avaliar qual ferramenta pode trazer o melhor custo-benefício para o seu negócio, se adaptando as necessidades do seu empreendimento.

Implementar uma automação pode ser um diferencial bastante competitivo para seu negócio, principalmente, por alavancar bons resultados para a empresa. Se você gostou desse post, não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube)!

 

 

Deixe o seu Comentário
  • Share: