Como o marketing de conteúdo pode alavancar as vendas da sua empresa?

By InsideOut Marketing de Conteúdo Nenhum comentário em Como o marketing de conteúdo pode alavancar as vendas da sua empresa?

Como o marketing de conteúdo pode alavancar as vendas da sua empresa?

Em termos simples e gerais, o marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo de valor que interesse a seu público-alvo. A rigor, não tem como foco lançar produtos ou serviços, apenas fornecer informações às pessoas, estimulando-as a comprar seus produtos e serviços.

Identificar o que é valioso para os seus clientes em potencial vai depender de alguns fatores, como a sua marca, sua missão, seus bens e serviços, mas os criadores de conteúdo devem se esforçar para garantir relevância, qualidade e consistência.

Publicar conteúdo apenas para conduzir as pessoas para o seu site, não deve ser o seu objetivo, o ideal é que esse conteúdo facilite o processo de converter desconhecidos em clientes. Além disso, se possível, ainda levando esses novos clientes a compartilhar tais conteúdos em suas redes sociais, divulgando-os a seus amigos e seguidores, incentivando-os a também virarem clientes.

Muitas pessoas pensam em simples artigos quando se fala sobre em marketing de conteúdo, mas existem vários formatos para se criar conteúdo, incluindo postagens no blog, vídeos, apresentações, newsletters, podcasts, infográficos, entre outros.

O marketing de conteúdo é, sem sombra de dúvida, uma forma de conquistar, atrair e engajar o público-alvo com informações interessantes, relevantes, que ajudem a audiência a solucionar os seus problemas. Partindo desse conceito inicial, a seguir, você vai ver as principais vantagens de investir nessa metodologia.

Geração de leads

De acordo com estatísticas divulgadas pelo CMI, a produção de conteúdo está incluída nas estratégias de marketing de 76% dos profissionais de marketing B2B para 2016.

O conteúdo de alta qualidade é uma das maneiras mais fáceis – e de baixo custo – para capturar leads em um público-alvo. O próximo passo é nutrir esse lead com mais conteúdo de valor para convertê-lo em cliente. Não importa o modelo de negócio que a organização utilize: tanto as empresas B2B quanto as B2C que utilizam o conteúdo corretamente podem implementar estratégias eficazes de geração de leads.

Quando as pessoas não têm certeza de alguma coisa, o que fazem? Separam um tempo para pesquisar, compreender e aprender o conceito, Ajudar essas pessoas nessa jornada é exatamente o que as empresas devem fazer, utilizando uma estratégia de marketing de conteúdo.

Uso de mídias sociais

Nenhuma estratégia de marketing de conteúdo para geração de leads seria completa sem uma campanha eficaz de mídia social. É uma reação em cadeia: as empresas chegam aos clientes distribuindo o seu conteúdo, os quais, por sua vez, compartilham com seus seguidores, e assim por diante. Não importa qual é o ramo de atividade da sua empresa ou qual é o seu negócio, essa ligação entre conteúdo e mídias sociais é um elemento fundamental da estratégia.

Conhecimento do público-alvo

Pesquisar o seu público-alvo não é opcional, pois é isso que garante que o conteúdo que está sendo produzido seja totalmente relevante para o cliente em potencial. Para descobrir quem vai comprar o seu produto, é preciso encontrar as palavras-chave comerciais relevantes para esse público. Uma boa ferramenta para descobrir a tendência de busca das palavras-chave relativas ao seu negócio é o Google Trends.

Ao criar conteúdo que responda às perguntas de seu público-alvo utilizando as palavras-chave relacionadas a ele, cada pessoa que procura uma solução utilizando estes termos, tem grandes chances de encontrar o seu negócio.

Para utilizar as palavras-chave pesquisadas e começar a direcionar o tráfego por meio das páginas de destino, as organizações precisam criar conteúdo relevante. A fim de descobrir se ele é útil, vale a pena dar uma verificada no que o público-alvo já está lendo e tendo interesse.

Olhando para o conteúdo que já foi publicado você pode verificar as páginas mais visualizadas e as taxas de rejeição (bounce rate) mais baixas e assim ter bons indicadores de quais conteúdos são mais relevantes para o seu público-alvo.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta valiosa para todas as fases do processo de comercialização do seu produto ou serviço;, da geração de leads até as vendas. Estas são as vantagens mais importantes que a sua empresa pode ter com a criação e distribuição de conteúdo:

1. Reconhecimento

Apresentar uma valiosa peça de conteúdo a alguém que nunca ouviu falar de sua empresa é uma forma eficaz e não invasiva de apresentar sua marca. Se esse potencial cliente gostar do que você tem a dizer, ele estará mais propenso a clicar e continuar aprendendo sobre os produtos e serviços que você oferece.

2. Otimização de buscas

Como um dos itens mais populares é o seu conteúdo, os motores dos sites de busca darão mais autoridade ao site, o que aumentará a sua visibilidade nos resultados. É justamente aí  que a consistência entra em jogo.

Tanto o volume de conteúdo quanto a sua atualização, desempenham um importante papel nos resultados da pesquisa. Publique muitas vezes e você vai ver o crescimento no tráfego do motor de busca.

3. Direcionamento de tráfego

Uma das funções mais importantes do marketing de conteúdo é atrair as pessoas para seu site. Você quer conquistar, não apenas na quantidade, mas na qualidade. Você pode publicar um infográfico que se torna viral, mas se o conteúdo for muito amplo, os visitantes não vão ficar engajados por tempo suficiente para se tornarem clientes.

4. Recolhimento de dados

Quanto mais usuários você envolver com o seu conteúdo, mais oportunidades terá de conhecê-los. E uma vez que você começa a conhecer quem são e no que estão interessados, mais eficientemente você pode começar com sua criação de conteúdo.

Com o tempo, vai ser capaz de afinar a sua estratégia de marketing e ir descobrindo aos poucos os temas mais populares, mais interessantes, aqueles que realmente engajam a audiência.

5. Aumento das conversões

Os usuários podem passar por cima de um anúncio de exposição de seus produtos ou serviços em outro site, mas se permanecem na página do seu site e veem fortes apelos à ação para verificar o seu mais novo produto ou se inscrever para um teste gratuito do seu serviço, são mais propensos a se fidelizarem.

O marketing de conteúdo pode ser um diferencial nas vendas da empresa, porque é esta estratégia que garante o engajamento do público-alvo de uma forma mais ágil e eficiente. Quando o conteúdo também ajuda na segmentação, analisando a jornada do cliente, as chances de aumentar as visitas e a fidelidade dos leitores e usuários são ainda maiores.

Então, se você curtiu o post sobre o marketing de conteúdo, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Deixe o seu Comentário
  • Share: