Confira 4 passos para criar e vender cursos online

By InsideOut Inbound Marketing Nenhum comentário em Confira 4 passos para criar e vender cursos online

Confira 4 passos para criar e vender cursos online

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso, a internet traz, a cada dia, novas possibilidades e oportunidades. Muitas instituições de ensino enxergaram a abertura do meio online e começaram a oferecer cursos online completos.

No mesmo sentido, vários empreendedores visualizaram a oportunidade de criar e oferecer cursos. Mas como criar e vender cursos online, tornando-os atrativos ao público?

No post de hoje, vamos mostrar os 4 passos essenciais que um empreendedor deve seguir para ter êxito na criação e na venda de cursos online. Confira!

1. Planeje o seu negócio

Construir um curso online engloba mais do que simplesmente criar um material e divulgá-lo na internet. É preciso muito planejamento, estudo e conhecimento daquilo que você deseja passar. Para isso, analise as seguintes questões:

Público-alvo

Independentemente do que você for ofertar no mercado, você precisa definir o seu público-alvo. Um erro nesse ponto pode significar o fracasso do seu empreendimento.

Cursos online são buscados a cada dia, por diferentes pessoas, com diferentes interesses. Avalie quem você deseja atingir, para quem o seu material será útil. Dessa forma, reter clientes e vender cursos online será mais fácil.

Conheça as características do seu público, a linguagem, as necessidades, os problemas e as soluções necessárias. Esteja pronto para atender demandas.

Temas e assuntos abordados

Se você já definiu e conheceu seu público-alvo, você sabe o que ele busca e precisa. Assim, torna-se mais fácil decidir pelos temas e assuntos que serão abordados no curso.

Porém, não basta só saber a necessidade do público para definir o tema do curso. Se você vai palestrar sobre um assunto, é preciso ter conhecimento e experiência sobre ele.

Isso é fundamental para que seu curso seja recomendado e que seu negócio não pare nos primeiros meses de vida.

Procure conciliar o que você tem a oferecer com o que seu público-alvo necessita.

Estrutura do curso

A terceira etapa do planejamento do curso é quanto à sua estrutura. Qual será a duração das aulas? O curso será dividido em tópicos? Quanto tempo o aluno precisará se dedicar?

Essas questões são importantes até para estabelecer o preço cobrado pelo curso. Muitos alunos que buscam cursos online têm um tempo disponível reduzido e buscam por praticidade aliada à qualidade.

Procure criar tópicos que mantenham um ritmo equilibrado, sem forçar demais ou criar subdivisões pouco relevantes.

Lembre-se de que a estrutura do curso pode ser um diferencial na escolha de compra, portanto, impactará diretamente no sucesso do empreendimento.

Verba disponível

O último item da nossa lista de planejamento do curso é a verba disponível. Mas não pense que é a menos importante. Para se produzir vídeos de qualidade, há um custo considerável.

Avalie a verba disponível para planejar os recursos empregados na produção do material.

2. Prepare o material

Agora que já tem o planejamento do curso online em mãos, chegou a hora de preparar o material. Para isso, podemos sugerir algumas dicas:

Produza vídeos

Vídeo é uma ótima ferramenta para criar engajamento com o público. Nos cursos online, os vídeos geram maior conforto ao aluno, que não fica preso somente à escuta ou à leitura.

Além disso, as videoaulas trazem mais proximidade do aluno com o professor, pois consegue simular uma sala de aula, criando um relacionamento mais próximo dos envolvidos.

Preze pela qualidade

Se você seguiu nossa dica anterior — produzir vídeos —, lembre-se de manter uma boa qualidade. Não adianta querer explorar os sentidos dos alunos se você não tem um bom equipamento ou conhecimento para gerar videoaulas atrativas. Estude as produções, procure pelos equipamentos necessários e avalie se eles cabem no seu orçamento.

Mas não concentre seu curso online somente em vídeos. Em tudo o que for produzir — apostilas, textos etc —, preze pela qualidade.

Mantenha seu conteúdo atualizado

Para produzir e vender cursos online, é preciso ter atenção às notícias, aos estudos e às atualizações sobre o assunto. Se, antigamente, as grandes enciclopédias recebiam atualizações regularmente, os cursos online também precisam ser revistos.

Mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto que tratará. Procure incluir as novas discussões no seu curso. Isso atrairá ainda mais clientes.

3. Coloque seu curso na internet

Seu curso online já está quase pronto. Bem planejado, agora ele já está preparado e pronto para ser colocado na internet. Mas é preciso muita atenção nessa etapa. Um erro e pode-se perder todo o trabalho já realizado. Por isso, é preciso avaliar a plataforma que será usada.

Escolha a plataforma certa

O ambiente que seu curso online será hospedado é muito importante e impacta diretamente na experiência do usuário. Lembre-se que esse espaço será utilizado frequentemente pelos seus alunos, então ele precisa ter fácil acesso e ser intuitivo.

Além disso, lembre-se de que seu objetivo é vender cursos online, então a plataforma deve fornecer diferentes meios de pagamento, além de ser um espaço com segurança para manter protegidos os dados pessoais e bancários dos clientes.

Avalie, ainda, se a plataforma é responsiva, ou seja, se ela comporta a utilização por dispositivos móveis.

4. Defina os meios de divulgação e a forma de vender cursos online

Já estamos quase concluindo nossas etapas para criar e vender cursos online. Porém, um passo importante é a divulgação e a forma de cobrança dos cursos.

Escolha os meios de divulgação

Se você conheceu bem o seu público-alvo, você já sabe onde encontrá-lo. Se ele está nas redes sociais, é importante criar campanhas no Facebook, no Instagram, no Linkedin e em outras redes, para divulgar seu curso.

As redes sociais são ótimas para divulgação. Permitem atingir um número incrível de pessoas com custo baixo. Você pode usar as redes de forma gratuita ou patrocinando campanhas, direcionando-as para seus alvos.

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais antigas de marketing, porém, ainda é uma das mais eficazes. Portanto, não deixe de considerar essa forma de divulgação no seu negócio.

Estabeleça a forma de cobrança dos cursos

Há diferentes modelos de monetização para cursos online. Há empresas que cobram pelo curso completo, outras por tópicos. Uma forma interessante, que vem ganhando a preferência, é o plano de assinatura.

Dessa forma, o aluno paga um valor fixo e tem acesso a vários conteúdos. É uma boa maneira de realizar a cobrança, pois gera maior estabilidade ao negócio, tendo uma receita mais previsível.

Vender cursos online é uma excelente opção para quem busca um negócio seguro e lucrativo. As pessoas estão em busca de praticidade e utilizar a internet para fornecer conhecimento, com acesso ao tempo do aluno, é uma ótima solução.

Se você deseja entrar nesse mercado, saiba que é preciso muito planejamento, preparação de um material de qualidade, escolha de uma boa plataforma para hospedar o curso e divulgação.

Seguindo os passos aqui colocados, seu curso online terá sucesso e você se tornará uma referência no mercado.

Gostou do nosso artigo sobre como criar e vender cursos online? Então acesse esse artigo que fala sobre o Planejamento de Marketing  para quem vai lançar um produto digital.

Deixe o seu Comentário
  • Share: