Brand experience: saiba por que a sua marca deveria investir nisso

By InsideOut Branding Nenhum comentário em Brand experience: saiba por que a sua marca deveria investir nisso

Brand experience: saiba por que a sua marca deveria investir nisso

A marca pode ser o ativo mais valioso da empresa, pois considera a soma total de como sua organização é percebida pelos clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade e investidores. Investir em brand experience é dar forma a essa percepção para aumentar o valor e a interação com sua marca.

A estratégia não deve ser encarada como mais um custo ou despesa no orçamento de marketing, mas como um investimento que, se feito corretamente, pode trazer retornos exponenciais ao longo da vida do negócio.

Ficou interessado? Confira nesse artigo como funciona o brand experience e por que a sua empresa deve investir nisso.

O que é brand experience?

É uma estratégia voltada para agregar valor à imagem da marca quando alguém tiver contato com ela. Para isso, trabalha fatores como sensações, sentimentos e conhecimentos que geram respostas comportamentais imediatas nas pessoas.

Para que essas atividades sensoriais sejam despertadas no consumidor, a estratégia cria estímulos relacionados à marca como, por exemplo, um design que agrega identidade à marca, a comunicação, os ambientes da empresa, etc.

Considerando que o brand experience pode ser dividido em quatro dimensões – sensorial, afetiva, intelectual e comportamental – podemos dizer que é possível construir uma escala de experiências proporcionadas.

O sucesso de uma estratégia voltada para o brand experience geralmente é medida pela avaliação de marca, envolvimento dos consumidores, apego à marca, prazer do cliente e personalidade da marca. Essas informações devem ser fornecidas pelos próprios clientes (um bom planejamento também pode te ajudar nisso!).

Por que investir em brand experience?

Como o brand experience afeta a satisfação e lealdade do consumidor direta e indiretamente através de associações de personalidade da marca, ela deve ser uma das estratégias mais importantes em um planejamento de desenvolvimento do negócio.

Por isso, listamos abaixo cinco dos principais motivos pelos quais a sua empresa deve investir em brand experience. Confira!

1. Atrai e fideliza clientes

A pesquisa de marca permite identificar exatamente quais tipos de clientes estão alinhados com a cultura e o propósito da empresa. Ou seja, ter um perfil de potenciais consumidores claramente definido permite que você crie mensagens adequadas e direcione-as para as pessoas certas, no momento exato.

Além de atrair clientes com maior potencial de compra, a empresa consegue fidelizá-los mais facilmente com uma estratégia de brand experience em ação. Essa lealdade torna-se exponencialmente valiosa quando os clientes se tornam defensores da marca, convencendo seus amigos e familiares a comprarem seus produtos ou serviços.

2. Possibilita cobrar preços maiores

Existe um ditado que diz “as pessoas não compram produtos, compram marcas”. No brand experience, esse ditado é levado muito a sério e os esforços da estratégia são voltados para convencer as pessoas de que o seu produto ou serviço tem um valor mais alto, porém, justo.

Assim, quanto maior o valor percebido, maior será o preço pelo qual seus clientes estarão dispostos a pagar. O brand experience possibilita posicionar a marca como líder no segmento de atuação com um conjunto atraente de vantagens, benefícios e experiências que nenhum outro concorrente pode oferecer.

As marcas que estabelecem uma diferenciação significativa são capazes de justificar seu valor e atribuir preços mais altos para seus produtos e serviços. E o aumento dos preços, é óbvio, aumenta as receitas e a taxa de lucratividade do negócio.

3. Fecha vendas mais facilmente

A diferença entre tentar vender uma marca inferior e ultrapassada e uma marca nova e ousadamente diferenciada é que a segunda opção é bem mais fácil. Seria como vender um Fusca ou uma Ferrari nova.

Mesmo que existam apaixonados por carros antigos e clássicos, a Ferrari despertará a curiosidade pelo novo e chamará a atenção pelo design, potência e tecnologia agregada.

Ou seja, as marcas com maior valor percebido são mais fáceis de vender. O posicionamento delas frente a concorrência é feito pelos próprios consumidores, principalmente devido às experiências que tiveram com ela.

Com uma marca coesa e atraente, a maior parte do trabalho já foi feito para o vendedor antes do primeiro contato com o cliente. Dessa forma, o brand experience dá à sua equipe de vendas a vantagem de que ela precisa para fechar negócios com confiança e facilidade.

4. Reduz custos com marketing

Uma marca trabalhada com o brand experience aumenta a eficiência das estratégias de marketing. Ao compreender melhor o seu público-alvo, por meio de pesquisas de mercado, a empresa pode desenvolver campanhas com mensagens altamente relevantes e direcionadas aos segmentos de clientes mais valiosos.

Assim, não haverá mais esforços desperdiçados com mensagens enviadas ao público errado.

5. Aumenta o valor da empresa

A equidade da marca é uma coisa poderosa. Não só permite que você aumente o preço de seus produtos e serviços, como também gera um efeito mensurável sobre o preço das ações da empresa.

Como investir em brand experience ajuda a elevar a percepção de valor da marca pelos consumidores, isso se reflete em um melhor desempenho financeiro e começa a atrair mais e melhores investidores interessados no negócio.

O resultado é que a própria marca se torna um dos ativos mais valiosos na hora de negociar fusões ou venda de ações da empresa.

Quem foi bem-sucedido usando essa prática?

Veja alguns exemplos de empresas que usam o brand experience com sucesso:

1. Ferrari

O parque da Ferrari, conhecido como Ferrari World, localizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, permite que adultos e crianças tenham experiências únicas assistindo a shows, andando em montanhas-russas e outros brinquedos. Todos com a temática da marca de carros italiana presente na Fórmula 1.

2. Apple

A Apple conseguiu transformar consumidores em fãs que seguem a marca quase que religiosamente, depois que passou a interagir mais com eles e se tornar pioneira em oferecer tecnologia de interação móvel por meio de conexão de aparelhos celulares com a internet.

3. BMW

O BMW Museum (Museu da BMW), em Munique, Alemanha, foi a forma encontrada pela marca para gerar experiências únicas que ligam o passado, presente e futuro pretendido pela empresa aos potenciais consumidores e convidá-los a participarem disso.

Quando você passa a olhar para o brand experience como um investimento, em vez de um custo, começa a enxergar retornos inimagináveis e possíveis de serem alcançados no curto, médio e longo prazo.

Ao longo da vida da empresa, o brand experience pode atrair mais clientes dispostos a pagar preços mais elevados só para terem seus produtos e serviços. Além disso, a fidelidade do cliente, a liderança de mercado e o valor da marca o posicionam rumo a um retorno exponencial sobre o investimento.

No entanto, é bom lembrar que a estratégia requer estudos especiais, conhecimentos e técnicas aprimoradas para ser colocada em prática com sucesso.

A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Invista em brand experience com o apoio de uma agência especializada no assunto para ter resultados superiores e mais rápidos.

Gostou da ideia? Assine a nossa Newsletter agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Deixe o seu Comentário
  • Share: