7 erros para evitar ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing

By InsideOut Inbound Marketing Nenhum comentário em 7 erros para evitar ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing

7 erros para evitar ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing

O marketing digital está renovando o “jeito de fazer marketing”, e o Inbound Marketing é uma das principais estratégias para promover ações de publicidade online. Esta estratégia já é amplamente utilizada no mundo, mas aqui no Brasil ainda é considerada uma novidade. Por isso, muitas pessoas ainda cometem erros no processo de execução que podem fazer a estratégia de inbound marketing falhar.

A falta de experiência pode te levar a cometer alguns erros bastante comuns nesta prática. Separamos 7 dos deslizes mais recorrentes entre quem está iniciando no Inbound Marketing e algumas dicas de como evitá-los, vamos conferir?

1. Não realizar um planejamento

Assim como qualquer estratégia de marketing, o planejamento é fundamental para o sucesso dessa prática.

Inbound Marketing não significa simplesmente criar vários conteúdos e publicá-los na internet; antes de tudo, é necessário planejar as ações corretamente, ou seja, ter foco em qual público deseja alcançar e estabelecer metas para acompanhar e mensurar o desempenho ao longo do tempo.

Outro ponto a ser considerado são as informações do público-alvo. É essencial conhecer o perfil do cliente ideal para a sua empresa. No seu planejamento você deverá “desenhar” quem é o potencial consumidor do seu conteúdo produzido, ou seja, definir quem é a sua buyer persona.

2. Não conhecer profundamente a persona

Criar a persona, ou as personas, é um dos pontos principais no Inbound Marketing. Todas as ações de marketing criadas são baseadas neste perfil de “cliente perfeito”. Podemos dizer que é a criação de uma pessoa semifictícia, com personalidade, necessidades e desejos particulares que se aproximam do perfil do seu público-alvo.

Conhecer bem a persona permite que você possa produzir um conteúdo que seja relevante para a pessoa certa e no momento em que ela necessita, gerando valor e conhecimento para este potencial cliente.

Para chegar à conclusão de quem é o seu cliente ideal, faça pesquisas com os atuais clientes, busque na base de dados informações de antigos clientes, recolha informações sobre o perfil dos consumidores com os funcionários que lidam diretamente com o cliente, ou seja, levante o máximo de informações possível.

Todas estas informações serão importantes para definir corretamente o perfil da persona. Vale lembrar que é importante reavaliar o perfil da buyer persona periodicamente para aperfeiçoá-lo cada vez mais.

3. Produzir conteúdo pouco interessante

Um dos pontos mais importantes no Inbound Marketing é a produção de conteúdo. É importante investir em um conteúdo de qualidade que realmente desperte o desejo do leitor em conhecer o seu produto e adquiri-lo.

Além de criar um conteúdo rico, relevante e bem escrito para a persona, é preciso ter uma regularidade na publicação de novos conteúdos e também atualizar conteúdos antigos que ainda sejam relevantes para o seu público.

Uma dica é criar um calendário editorial para seu blog, website e redes sociais.

4. Ignorar as estratégias de SEO

Cerca de 75% das pessoas não costumam passar da primeira página de pesquisa, por isso, é essencial que você conheça táticas para um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca e assim aparecer em posições superiores às dos concorrentes.

É nesta hora que as práticas de SEO são fundamentais para um melhor desempenho nas pesquisas realizadas no Google ou outros sites de buscas, além de atrair leads qualificados para seu blog ou website.

Para um melhor posicionamento, é importante publicar conteúdos relevantes que atendam às expectativas da persona. Para um melhor desempenho, é aconselhável criar uma ótima seleção de palavras-chave e também investir na experiência do usuário, ou seja, se certificar do tempo de carregamento da página, identificar se há falhas ou erros de carregamento, otimização para dispositivos móveis etc.

5. Não ter um plano para nutrir leads

A ideia não é simplesmente atrair visitantes para visualizarem seu conteúdo, mas que estes leads se tornem, de fato, clientes.

É importante criar um fluxo que vá desde a atração de potenciais clientes à sua condução por todas as etapas do funil de venda, por meio de conteúdos que despertem o interesse do leitor, até chegar à realização da conversão.

6. Não mensurar os resultados

Qualquer que seja a estratégia de marketing, mensurar os resultados é fundamental. Muitos acabam se esquecendo de analisar os resultados periodicamente e propor melhorias para cada etapa do Inbound Marketing.

Executar esta estratégia sem mensurar os resultados obtidos fará com que você não tenha a devida noção do que precisa ser melhorado, e pior, impede que você saiba se a estratégia está gerando resultados satisfatórios.

Sem uma análise de resultados é impossível definir metas, o que dificulta à sua empresa estabelecer objetivos a serem conquistados.

Lembre-se de que uma das partes fundamentais de qualquer planejamento é conseguir compreender quais objetivos foram alcançados e quais melhorias precisam ser feitas. Todos esses dados levantados são necessários para estabelecer quais serão os próximos passos e ter uma visão clara do que foi feito de errado.

7. Achar que os resultados são rápidos

O Inbound Marketing não é uma estratégia que apresenta ótimos resultados do dia para a noite; é necessário ter paciência. É preciso aguardar no mínimo alguns meses para ver os primeiros resultados aparecerem efetivamente.

A demora para obter grandes resultados de imediato pode ser um pouco decepcionante e levar você a questionar a eficácia da estratégia, porém, é importante frisar que, quanto mais completo e minucioso for esse trabalho, mais satisfatório será o seu retorno.

É muito arriscado afirmar com precisão o tempo exato que os resultados levam para começar a surgir, uma vez que cada empresa tem o seu processo e suas estratégias de negócios que precisam ser observadas.

Este é apenas o começo para usar o Inbound Marketing a favor da sua empresa e somar com os inúmeros casos de sucesso espalhados pelo mundo. Esta não é uma técnica definitiva, pois cada empresa tem suas particularidades.

Esta estratégia deve ser modelada de acordo com cada negócio e passar por constante planejamento para que, assim, seja possível corrigir os erros que vão surgindo no decorrer da execução e evitar estes e outros erros.

Se você gostou deste post e deseja saber mais sobre a estratégia e como evitar outros erros de inbound marketing, veja nosso artigo Inbound Marketing: a melhor maneira de transformar estranhos em clientes.

Deixe o seu Comentário
  • Share: