Como gerenciar anúncios nas redes sociais da melhor forma?

By InsideOut Marketing Digital Nenhum comentário em Como gerenciar anúncios nas redes sociais da melhor forma?

redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais se tornaram preferidas pelos brasileiros.

A cada dia, o número de usuários cresce e, diante desse cenário, surgem possibilidades de criar e gerenciar anúncios nas redes sociais — gerando oportunidades de negócios.

Mas afinal, vale a pena investir em anúncios nas redes de relacionamento? Quais benefícios podem trazer para minha empresa? Preciso tomar alguns cuidados?

Existem ferramentas para me auxiliar a gerenciar anúncios? É isso que veremos a seguir!

Vale a pena anunciar nas redes sociais?

Essa é a primeira pergunta que vem à cabeça de quem pretende começar esse trabalho. Nos últimos anos, o Brasil se tornou o país com a maior quantidade de usuários de redes sociais na América Latina, chegando a aproximadamente 93,2 milhões de pessoas.

Diante de tamanho sucesso e pelo grande número de usuários, as redes sociais deixaram de ser apenas uma rede de entretenimento e comunicação pessoal e começou a ganhar destaque também como meio de comunicação entre empresas e clientes.

Aos poucos, as organizações começam a entender o potencial das estratégias de marketing digital e o quanto as redes sociais podem ser úteis para interagir com consumidores, promover ideias e divulgar a filosofia do empreendimento.

Além disso, servem como uma ferramenta aliada para a geração de leads em seu blog ou website.

E antes de prosseguirmos, é importante lembrar que é uma estratégia que exige um prazo de maturação, ou seja, precisa ser trabalhada entre médio e longo prazo.

Quais são as melhores redes sociais para anunciar e quais os principais benefícios?

Atualmente, existe uma grande quantidade de redes sociais. Contudo, algumas das principais e com maior quantidade de usuários no Brasil são: Facebook, Instagram, YouTube, dentre outros. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas e conferir alguns benefícios?

Facebook

No ano de 2008, o Facebook se tornou a rede social mais popular do mundo. Os números são impressionantes, por volta de 1,23 bilhões de usuários no planeta — sendo que, aproximadamente, 61,2 milhões somente no Brasil. Isso fez com que essa rede social se tornasse um meio promissor para se investir.

As empresas podem utilizar o Facebook para ampliar o relacionamento com clientes, atrair visitantes para blogs e websites, dentre outros.

Mas o principal atrativo é o Facebook ADS, um sistema de mídia paga desenvolvido pelo Facebook que oferece várias opções de formatos de anúncios, além de possibilitar a segmentação das mensagens de acordo com o perfil do público que você deseja alcançar. Entre suas vantagens, estão:

  • possibilidade de um alcance em massa;
  • anúncios extremamente segmentados;
  • plataforma que permite mensuração relevante de resultados;
  • fornecimento de métricas avançadas e detalhadas;
  • ferramenta para comparar o desempenho com as fanpages de concorrentes.

Instagram

O Instagram também é uma ótima alternativa para anunciar; são propagandas em formato de foto ou vídeo. O que diferencia essas mensagens dos posts comuns é a tag “patrocinado”.

Assim como no Facebook, também existe a ferramenta Instagram ADS, que auxilia os anunciantes a gerenciar seus anúncios. Os posts patrocinados são veiculados em formatos de vídeos, fotos ou apresentação de imagens.

Alguns benefícios de anunciar no Instagram:

  • também é uma rede social muito utilizada no Brasil;
  • objetividade na mensagem: vídeos e textos curtos;
  • possui integração com o Facebook.

YouTube

Trata-se da maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo, também sendo a segunda opção como mecanismo de busca — ficando atrás somente do Google.

O YouTube é integrante da Rede de Display do Google. Para anunciar, é preciso utilizar o Google AdWords. Alguns benefícios são:

  • possibilidades de segmentação refinada;
  • ferramentas de análises de métricas no Google AdWords e Google Analytics;
  • relevância nos mecanismos de SEO do Google.

Quais cuidados tenho de tomar ao criar um anúncio nas redes sociais?

1. Fique de olho no planejamento

Sim, vale a pena anunciar nas redes sociais. Mas não podemos esquecer que, antes de iniciar qualquer ação de marketing, é preciso fazer um planejamento bem estruturado, saber claramente quais são os objetivos a serem atingidos, ter conhecimento das principais ferramentas para anunciar e publicar conteúdos relevantes.

2. Atente-se ao funil de vendas

Um funil de vendas bem estruturado possibilita que as pessoas que foram atraídas pelos anúncios possam “ser educadas” quanto ao produto oferecido e se tornem clientes. As redes sociais estão presentes em todos os níveis do funil, ou seja, desde o topo, passando pelo meio e chegando até o fundo.

No topo do funil, onde ocorre a atração, as redes sociais têm papel fundamental de apresentar o produto e despertar a curiosidade de quem vê.

No meio do funil, o potencial cliente já está interessado em saber mais sobre sua empresa ou produto. Nesse momento, as redes sociais também estão presentes; por isso, deve-se continuar divulgando materiais relevantes para manter o interesse do público.

Por fim, no fundo do funil, os interessados já conhecem o seu produto e potencialmente já estão preparados para comprar. Nessa etapa, as redes sociais desempenham um papel fundamental, que é fortalecer a comunicação e fidelização desse cliente.

3. Acompanhe os resultados

Mensurar os resultados é essencial para perceber o que está dando certo e o que precisa ser ajustado. Acompanhe de perto as métricas de cada plataforma e avalie se as ações estão alcançando os resultados esperados definidos na etapa de planejamento.

Quais são as principais ferramentas que eu preciso conhecer para gerenciar anúncios nas redes sociais?

Existem algumas ferramentas para auxílio de monitoramento e maximização de resultados. Escolhemos três mais populares e falaremos sobre elas a seguir.

BuzzSumo

É uma plataforma gratuita, porém também oferece planos mensais e anuais para agências e empresas que necessitam de mais recursos de busca.

É uma ferramenta de monitoramento de audiência, podendo ser utilizada também para a criação e planejamento de pautas. É uma aliada do marketing de conteúdo.

Também é possível pesquisar tópicos que estão gerando buzz e procurar por assuntos mais comentados em determinada área de trabalho ou campo de estudo. Essa ação pode auxiliar na criação de conteúdos de acordo com os assuntos mais comentados em determinado momento.

Hootsuite

Não é uma ferramenta free, mas tem um período de teste gratuito. É uma plataforma que te auxilia a acompanhar todas as suas redes sociais simultaneamente.

É possível agendar a publicação de posts em diferentes redes, responder mensagens, acompanhar resultados, dentre outras ações.

Google Trends

É uma plataforma gratuita produzida pelo Google para realizar pesquisas de tendências entre buscas de usuários, ou seja, ver as principais consultas realizadas em um determinado período.

Também é possível filtrar os resultados com base em fatores de tempo, fontes de buscas, categorias e regiões demográficas.

É uma ferramenta muito interessante para quem trabalha com SEO, pelo fato de se basear nas pesquisas recentes dos usuários, principalmente para produzir mensagens e anúncios de marketing em redes sociais. Dessa forma, é possível gerar conteúdos relevantes para aquele determinado período.

Por fim, hoje em dia é impossível pensar em estratégias de marketing digital sem as redes sociais. Uma boa gestão online pode gerar ótimos resultados a médio e longo prazos, mas esse é apenas o início do aprendizado.  Existem inúmeras ferramentas no mercado que possibilitam uma gestão de excelência dessas redes.

Se você gostou das dicas para te ajudar a gerenciar anúncios nas redes sociais e deseja saber mais sobre como se posicionar melhor na internet, confira 5 motivos para sua empresa se preocupar com a presença digital! Boa leitura!

Deixe o seu Comentário
  • Share: