Métricas de ações de marketing: como e quais KPIs acompanhar?

By InsideOut Marketing Digital Nenhum comentário em Métricas de ações de marketing: como e quais KPIs acompanhar?

métricas

A Importância das Métricas

Em um cenário de negócios em constante evolução, a necessidade de ter métricas de sucesso do seu marketing digital de forma eficiente aumentou a importância dos KPIs. Os Key Performance Indicators são aqueles indicadores aos quais seus gestores devem estar atentos, para conseguir avaliar de verdade o desempenho do negócio digitalmente.

Mas quais são essas métricas de marketing e como devemos entender cada uma delas? Para aprender, continue lendo este texto.

Tráfego

Sua empresa está sempre buscando novas formas de gerar tráfego em seus canais digitais, certo? Mensurar a eficiência de cada estratégia fica mais fácil com auxílio do que chamaremos aqui de métricas de tráfego.

Elas podem ser obtidas por meio de ferramentas como o Google Analytics e devem ser comparadas com frequência para determinar o impacto gerado em cada campanha. São métricas que servem para quantificar a qualidade do SEO, o volume de pessoas impactadas pelo conteúdo de seu website e otimizar a forma como sua empresa investe em anúncios online, se esse for o caso.

Tráfego geral do site

Alterações em como seu tráfego flui podem oferecer insights significativos sobre a eficácia de determinadas técnicas em seu portfólio de marketing digital. Ao mensurar o tráfego de um website, não devemos nos focar apenas no número de pageviews (visualizações por página) ou acessos obtidos em um determinado período.

O mais importante é conhecer quantos visitantes únicos seu site adquire em uma dada semana ou mês. Quanto maior for o número de visitantes únicos no seu painel do Analytics, melhores são as chances de obter novos potenciais clientes.

Fontes de tráfego

Saber de onde se origina cada visitante e quais conjuntos de palavras-chaves os atraíram para seu conteúdo vai te ajudar a concentrar esforços nas necessidades específicas de seu usuário médio.

Motores de busca são uma ótima fonte de tráfego, e encontrar as palavras-chaves que atraem visitantes só é possível com uma boa análise desses dados. Essa avaliação é, ao mesmo tempo, qualitativa e quantitativa e deve estar entre suas prioridades na hora de entender seu público.

Tráfego móvel

Quantos dos seus visitantes utilizaram um dispositivo móvel para acessar o seu conteúdo? Ter essa informação em mãos vai ajudar a abrir novas portas para fontes diversificadas de receita, melhoramentos no seu site atual e publicidade direcionada.

CTR

Cada vez que um anúncio é exibido, uma impressão é feita e as taxas de clique, ou CTR, avaliam quantas pessoas clicaram nele. Quanto maior for seu CTR, maior a eficiência da campanha, o que pode significar a hora de reduzir esforços em publicidade pay-per-click. Otimizar o CTR ajuda a gastar menos com anúncios no Google ou nas redes sociais.

CPC

O custo por clique define quanto você paga à plataforma de marketing escolhida cada vez que um usuário clica num anúncio pay-per-click. Esse valor varia conforme a palavra-chave escolhida.

Algumas são mais populares e, portanto, têm um custo maior. Conhecer seu CPC ajuda a definir melhor o orçamento destinado a cada palavra-chave.

Conversão

As métricas de conversão são aquelas que geram leads de negócios ou vendas definitivas. Devem ser o objetivo primordial de qualquer campanha de marketing, estando no centro de seus esforços.

Por meio dos seguintes KPIs, é possível entender a performance do seu website, no que diz respeito às métricas de conversão.

Taxa de conversão ou CVR (Conversion Rate)

Medir quantos visitantes no site são convertidos em leads ou vendas é provavelmente a atitude mais importante que você pode tomar. Se o seu objetivo é coletar informações ou converter visitantes em clientes, monitorar suas taxas de conversão dará uma visão sobre quais aspectos particulares da sua campanha têm potencial para entregar os melhores resultados.

O CVR é um componente fundamental, que pode ser descoberto com auxílio do Analytics, para quantificar a performance das suas vendas na web. Para isso, use a fórmula Vendas Online = Visitantes únicos x Taxa de conversão x Ticket médio.

Custo por lead ou CPL

O sucesso de uma campanha de marketing digital depende do quão bem seu site e conteúdo convertem tráfego em clientes. O custo por lead é uma métrica que define a razão entre conversões e custo, fornecendo informações ao gestor a respeito da rentabilidade de suas campanhas. A fórmula é simples: CPL = Conversões / Custo do clique.

Taxa de rejeição

Nem todo o tráfego que chega a seu website pode ser convertido em leads ou vendas. Alguns dos seus visitantes saem imediatamente da página ou navegam por tão pouco tempo, que não tem a chance de absorver seu conteúdo.

Por isso, conhecer e analisar as taxas de rejeição, ou bounce rate, ajudará a fornecer à sua equipe os insights necessários para a otimização do conteúdo. Essa é outra análise quantitativa e qualitativa ao mesmo tempo. Verifique o bounce rate de suas páginas para entender quais conteúdos têm a capacidade de prender o leitor.

Tempo médio no site

Dá pra medir o quão boa é sua estratégia de conteúdo por meio do tempo que usuários passam em cada uma de suas páginas. Isso é importante para tentar reproduzir o sucesso de campanhas atuais, a fim de ganhar autoridade com seus leitores.

Também pode ser verificado no painel de seu Analytics, como o KPI que abordaremos a seguir, conhecida como taxa de retorno.

Taxa de retorno

Avaliar quantos visitantes retornam ao seu website é muito importante para a nutrição de leads. Conhecendo sua taxa de retorno, é possível entender que tipo de usuário foi fisgado pelo conteúdo que você produziu.

Receita

Essas são as métricas mais complicadas de se aferir e acompanhar. O sucesso de sua campanha em marketing digital depende de um bom resultado aqui, já que com elas podemos avaliar a rentabilidade que cada campanha ou iniciativa trouxe à sua empresa.

ROI

O retorno sobre investimento, ou ROI, pode ser medido pelo tráfego que eventualmente é convertido em clientes pagantes. Essa métrica ajuda você a entender qual das suas campanhas de marketing está direcionando para vendas e receitas e quais áreas precisam de melhorias.

O ROI pode ser calculado com a fórmula ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento. O valor obtido quando multiplicado por 100 indica o percentual de aproveitamento de cada campanha.

Custo de aquisição (CAC)

O ROI é medido pelo número de novos clientes pagantes em um determinado espaço de tempo. Já o custo de aquisição é definido pelo total de seus custos de marketing e publicidade divididos por quantos novos clientes pagantes foram gerados durante o mesmo período.

Use a fórmula CAC = Investimento total em marketing e publicidade / Novos clientes. Embora os cálculos não sejam exatamente perfeitos, o CAC lhe dá uma boa visão sobre a eficácia de uma campanha de marketing digital.

Devemos reiterar que cada uma dessas métricas de marketing é um indicador do quão bem-sucedidos são seus esforços digitais, mas elas devem ser vistas com cuidado. Focar na sua estratégia e entender as fases em que sua campanha se encontra pode ajudar a extrair dados ainda melhores a respeito do que funcionou ou não.

Quer entender como? Então, descubra como o funil de vendas vai ajudar a posicionar melhor sua empresa na web!

 

 

Deixe o seu Comentário
  • Share: