Confira nossas 5 dicas para lançar produtos digitais

By InsideOut Empreendedorismo, Lançamento de Produtos Nenhum comentário em Confira nossas 5 dicas para lançar produtos digitais

Lançamento de Produtos Digitais

Trabalhar com produtos digitais traz uma série de vantagens, como não precisar de serviços de frete, nunca sofrer com falta de estoque e não ter de comprar mais matéria-prima para a criação do mesmo objeto. Mas é claro que existem dificuldades. A principal delas é a divulgação. Por isso existem algumas técnicas de lançamento de produtos digitais.

O que é preciso fazer para que algo que só existe dentro das telas de um aparelho consiga chamar a atenção do público? Como garantir que o lançamento do seu produto digital seja um sucesso? É isso que veremos neste texto, por meio de dicas valiosas para o seu negócio. Acompanhe!

1. Construa autoridade

Esse é o primeiro passo de qualquer profissional ou marca que pretende trabalhar com produtos digitais. Você gosta de correr o risco de ser enganado durante uma compra? Esse é um medo comum de quem cogita comprar produtos digitais e que costuma ser amenizado quando há diversos indícios que o profissional ou empresa trabalham de forma séria.

E que indícios são esses? Bem, fica muito mais fácil acreditar em alguém que tem um blog atualizado, presença nas redes sociais, que mostra o rosto em transmissões ao vivo para tirar dúvidas do público, entre outros atrativos.

Quanto mais você mostrar que se importa com o público e com a sua própria reputação, melhor. E o que é preciso para construir autoridade? Como já dito, as melhores formas são:

  • Ter um blog com textos com algum tipo de relação, direta ou indireta, com o produto que será vendido. O ideal é atualizar esse blog pelo menos duas vezes por semana;
  • Participar de transmissões ao vivo com conteúdos de mesmo teor que os dos textos do seu blog, ou até mesmo com o foco no produto que será lançado;
  • Ter redes sociais atualizadas. Isso é importante para que o público acompanhe mais de perto o trabalho que está sendo feito.

2. Mantenha um blog atualizado e com bons textos

Manter um blog atualizado é até mais simples do que você pensa. O primeiro passo é usar os dados que você tem sobre o seu público para decidir quais tipos de texto farão parte da rotina do blog. E quais dados você deve usar?

  • Por que as pessoas comprariam o produto digital que você está tentando vender?
  • Quais resultados elas querem atingir com a ajuda do produto?
  • O que as impediria de comprar o produto?

Essas perguntas geralmente estão relacionadas com os medos, objetivos e necessidades do público que tem algum tipo de interesse nos resultados que o produto digital oferecerá.

Quem, por exemplo, pensaria em comprar um curso de inglês online? É claro, são pessoas que querem aprender inglês, ou que querem que alguém aprenda inglês — como um pai pensando no filho.

Você precisa identificar os diversos perfis que se encaixam dentro do seu público-alvo e criar textos atrativos para eles de acordo com os medos, objetivos e necessidades. Um texto para combater o medo, por exemplo, seria algo como “é possível aprender inglês online?”.

Medo, objetivo e necessidade. São esses os três pilares para construir bons textos para o seu blog.

3. Faça bom proveito do e-mail marketing

Ter o público ao seu alcance é algo essencial para garantir que a sua mensagem será passada no momento que você precisa, e uma das melhores formas de fazer isso é com a ajuda do e-mail marketing.

Ao final dos textos do blog, e até mesmo em pop-ups dentro do seu site, faça o convite para que as pessoas assinem uma newsletter ou façam parte de sua lista de e-mails. Certifique-se, no entanto, de que haja algo atrativo por trás disso.

Uma das formas mais eficazes da atualidade é utilizar brindes como uma espécie de isca para atrair pessoas para a lista de e-mails. A pessoa quer aprender inglês online? Que tal dar um e-book gratuito com várias dicas sobre um aspecto específico do idioma para quem entrar para a lista de e-mails?

Além disso, e-mails com tag podem lhe ajudar bastante a separar sua lista de acordo com os interesses do público e enviar conteúdos específicos para cada perfil de pessoa, aumentando as suas chances de conquistar aquele indivíduo.

4. Faça anúncios online

Quer que a sua mensagem chegue para o maior número de pessoas? Contar com blogs e redes sociais é importante, mas apenas com esses dois meios você não conseguirá chamar a atenção do número suficiente de pessoas para o seu produto vender bastante.

Por isso, fazer anúncios online é fundamental para garantir um bom fluxo de vendas e também para conquistar novos fãs para o seu negócio. A melhor forma de trabalhar com eles é usando algo chamado de segmentação.

Para quem não conhece, a segmentação permite que você filtre os anúncios de acordo com as preferências e características do público, como idade, profissão, interesses e até mesmo localidade.

Anúncios segmentados são mais baratos, ou seja, você pode fazer mais com menos dinheiro — além do fato de que há maior probabilidade deles surtirem efeito, visto que serão exibidos para pessoas que se encaixam no perfil do seu público-alvo.

5. Saiba definir a data do lançamento

Você acha que um curso online venderia bem se fosse lançado durante a páscoa ou natal? Da mesma forma que você usa os dados do seu público para segmentar anúncios, é importante levá-los em consideração para decidir o melhor período de lançamento de um produto.

Feriados de grande importância, como páscoa, natal e ano novo, não são bons períodos para lançar produtos de cunho educativo ou profissional, por exemplo — visto que boa parte das pessoas está focada nas celebrações.

Por outro lado, comidas, roupas, jogos eletrônicos e outros tipos de produtos físicos vendem bem durante essas épocas do ano. A idade do público é um dos fatores de maior impacto; então, não deixe de levar isso em consideração.

No geral, evite meses em que o comércio tradicional fica em alta. Além de escolher bem o período, é fundamental que não ocorram atrasos de nenhuma forma com qualquer informação que você divulgar sobre o seu produto.

Vai fazer um streaming ao vivo para tirar dúvidas do público? Então, tome medidas de segurança para que esse evento ocorra sem atrasos. O mesmo vale para o lançamento do produto. Mudar uma data já anunciada trará apenas prejuízos com novas divulgações, sem contar com a falta de confiança que isso pode passar para quem estava acompanhando sua campanha de divulgação.

Gostou das nossas dicas? Então, se prepare e leia sobre como o funil de vendas pode ajudar a sua empresa! Sem ele, vender produtos digitais ou até mesmo os físicos, com a ajuda da internet, é extremamente difícil. Clique e confira essa dica valiosa!

Deixe o seu Comentário
  • Share: