Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar a fechar uma venda difícil?

By Harley Correia Marketing de Conteúdo Nenhum comentário em Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar a fechar uma venda difícil?

Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar a fechar uma venda difícil?

O consumidor atual é muito diferente do consumidor de 20 anos atrás. Não quer mais, se é que um dia quis, que se venda para ele. Em vez disso, deseja ser instruído. A função do marketing conteúdo: levar instrução por meio de materiais úteis, que abordem assuntos relevantes para quem os consome.

Uma estratégia de marketing de conteúdo envolve uma série de processos, que vão desde a criação de um blog corporativo otimizado para SEO — Search Engine Otimization ou otimização para mecanismos de buscas — até a definição de fluxos de automação em ferramentas especializadas, capazes de levar o conteúdo certo até pessoa correta no momento adequado. Isso sem contar que cada conteúdo produzido é transformado em moeda de troca por informações sobre o cliente nas landing pages.

Um lead educado por meio do marketing de conteúdo é capaz de entender a necessidade que possui do produto ou serviço da sua empresa, e saber exatamente qual problema você está lá para ajudá-lo a resolver, por isso, o esforço de venda torna-se muito menor e mais rápido.

Assim, continue lendo e descubra quais são as principais razões para educar o seu cliente.

O marketing de conteúdo cria autoridade para a empresa

Quando as pessoas precisam aprender algo, elas buscam por quem domina o assunto que as interessa.
Quando encontram a informação que buscavam, passam a considerar quem disponibilizou o conhecimento como uma autoridade no assunto.

Tornar-se a referência em um determinado tema é sinônimo de autoridade, que quando conquistada por uma empresa sobre o tema no qual é especialista, faz com que os clientes a procurem em busca de informações e soluções para seus problemas.

Além disso, é ótimo para o fortalecimento de marca da empresa, principalmente porque quanto mais relevante um conteúdo é para um termo de pesquisa, melhor ele é posicionado nas páginas de resultados de mecanismos de busca tanto organicamente quanto nos links patrocinados, e isso significa muito mais visibilidade para a empresa.

O cliente confia em quem entrega a ele informações úteis

As pessoas preferem fazer negócios com empresas que estão preocupadas em resolver os problemas dos clientes. Preocupadas, definitivamente, em ajudá-los de todas as maneiras possíveis.

Por outro lado, essas mesmas pessoas aprenderam a fugir de empresas que estão focadas somente nas suas próprias necessidades e ambições de crescimento, sem se preocupar com as reais dores de seus clientes ou sem respeitarem o direito deles de consumir um conteúdo sem serem interrompidos com anúncios não solicitados.

O marketing de conteúdo, além de não ser intrusivo, entrega ao cliente informações úteis. Normalmente no momento em que ele está buscando a solução de um problema.

Quando uma empresa o ajuda nessa tarefa entregando o conteúdo que estava procurando, automaticamente ganha a confiança do cliente que dá em troca as informações que a empresa solicitar. Informações essas que serão muito úteis para conduzir ao fechamento do negócio.

O lead preparado para o momento da compra decide mais rápido

O marketing de conteúdo, assim como o tradicional, é capaz de persuadir o cliente. Logo, essa persuasão ocorre por meio da educação do lead — potencial cliente — para o consumo do seu produto ou serviço.

Quando o lead entrega suas informações de contato em troca de conteúdo, está dando sinais de seus interesses e necessidades.
Isso facilita muito a abordagem pela força de vendas.

Ao consumir o conteúdo disponível, o lead é conduzido a compreensão total da real necessidade dos produtos/serviços da organização. O que muitas vezes faz com que ele feche negócio sem sequer necessitar da intervenção de um vendedor.

O esclarecimento das dúvidas de um potencial cliente aliado às informações estratégicas sobre ele que o marketing de conteúdo possibilita o acesso, são de vital importância para tornar mais rápido e eficiente o ciclo de uma venda, em especial, no caso das vendas complexas.

O consumidor instruído recomenda a sua empresa

Mesmo após o fechamento do negócio, o marketing de conteúdo continua sendo fundamental para o pós-venda. Quando bem-feito, contribui para a fidelização e acaba servindo como referência. Para que o próprio cliente indique a empresa e compartilhe seu conteúdo.

O marketing de conteúdo reduz o custo de aquisição de clientes

Antes do marketing de conteúdo quem tinha o papel de instruir o cliente era o vendedor. A cada novo prospect, o esforço de tirar todas suas dúvidas sobre o produto ou serviço era repetido do zero.  Por isso, o tempo da equipe comercial acabava comprometido, pouco produtivo e se tornando caro.

No modelo atual, com o marketing de conteúdo, o material produzido e publicado uma única vez atinge diversos clientes e poupa o tempo e o esforço do time de vendas, que, quando precisa intervir, já tem a maior parte do trabalho feito. Com o tempo otimizado, o vendedor consegue atender mais clientes e com mais qualidade e eficiência. Tudo isso reduz o custo de aquisição de um novo cliente.

O conteúdo da empresa torna-se um ativo de valor inestimável

Como se todas as vantagens acima já não fossem suficientes para convencer alguém a adotar o marketing de conteúdo em complementação ou substituição do tradicional, ainda existe o fato de que todo conteúdo produzido e publicado, enquanto estiver acessível ao público, continuará gerando autoridade, bom posicionamento nos resultados de pesquisa, novos leads, fidelização de clientes, entre outras vantagens, mesmo depois de muito tempo, ou seja, se tornará parte do patrimônio da empresa.

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que não se pode mais esperar para iniciar uma estratégia de conteúdo. Então, está na hora de você arregaçar as mangas e começar a gerar a sua base de conteúdo. Abrangendo os assuntos relevantes para sua empresa, e caminhar para posicionamento de sua marca como autoridade no mercado que atua.

E para ter certeza de que não haverá erros na sua estratégia, o ideal é contar com a ajuda de quem tem experiência e autoridade no assunto.

Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas sobre marketing de conteúdo e implemente um projeto campeão!

Deixe o seu Comentário
  • Share: