8 práticas para criar uma landing page que realmente converte!

By InsideOut Inbound Marketing Nenhum comentário em 8 práticas para criar uma landing page que realmente converte!

Não perca: 8 práticas para criar uma landing page que realmente converte!

Desenvolver a melhor estratégia digital ainda é um grande desafio para todos nós. Converter pessoas e motivá-las a acessar um site ou adquirir determinado produto não é uma tarefa fácil, mas felizmente existem algumas ferramentas indispensáveis para engajá-las. Entre elas, criar uma landing page demonstrou ser a maneira mais eficaz para gerar leads.

Basicamente, ela é uma página elaborada unicamente para converter usuários. Por meio dela é possível avançar no funil de vendas, proporcionando aos visitantes uma oferta atrativa. No entanto, embora ela seja alimentada somente com título, oferta, formulário e CTA, é necessário produzir um conteúdo relevante acima de tudo.

Isso mostra que apenas ter uma página disponível na web não é suficiente para captar leads. Veja então como criar uma landing page que realmente converte!

1. Crie títulos atrativos

Escrever um título que converte de fato requer criatividade e foco. Lembre-se de que ele é responsável por atrair a atenção do leitor, motivando-o a consumir todo o conteúdo exposto na página. Contudo, engana-se quem acha que um título precisa ser complexo. Pelo contrário: quanto mais simples e direto ele for, melhor será o envolvimento do público.

Por outro lado, algumas práticas podem fazer a diferença ao criar uma landing page com um título bacana. O segredo é sempre apresentar uma solução a partir de sentenças curtas, inserir a palavra-chave (aquela que está no centro da sua ação) e evitar qualquer jargão de venda.

Essa medida também é fundamental para destacar sua landing page nos motores de busca, então vale a pena pesquisar os termos mais procurados pelas pessoas no Google.

2. Mantenha o foco na oferta

A landing page tem uma utilidade exclusiva: ela aumenta a captação de leads. Seja para anunciar uma oferta, segmentar sua audiência, provocar expectativa ou simplesmente direcionar os visitantes para clicar em um determinado link, é interessante se manter focado e transmitir o conteúdo de forma objetiva. Isso porque o principal é entregar exatamente aquilo que o título prometeu.

3. Elimine possíveis distrações

Diferentemente de uma página padrão na internet, uma landing page não tem de ter menus de navegação, informações no rodapé ou excesso de links. E a explicação para isso é muito simples: é necessário eliminar todo tipo de elemento capaz de distrair o indivíduo, pois quanto mais opções ele tiver para acessar, mais distante poderá ficar da sua oferta central.

Essa mesma dica também vale para os layouts, sendo importante evitar animações complexas ou fundos que possam confundir o usuário. Nesse caso, é proveitoso usar a criatividade, mas dê sempre preferência para templates mais básicos que realçam a oferta anunciada.

4. Desenvolva um template interessante

Assim como o conteúdo, a imagem possui um papel especial na construção de uma landing page que, como já falamos, precisa refletir a intenção do texto, já que também é responsável pela conversão de leads.

No meio digital, é natural que o público interaja melhor com sites que possuam imagens bonitas. Aproveitar essa oportunidade traz vantagens, mas tenha em mente que é mais relevante implementar um layout simples e objetivo, evitando qualquer coisa que possa interferir na interação.

Se você deseja apresentar um conteúdo inovador que esclareça melhor a sua proposta, nossa sugestão é inserir vídeos que sejam dinâmicos e informativos. Essa ferramenta pode ser útil para landing pages que pretendem mostrar um produto com mais detalhes, algo que também ajudará na captação de leads.

5. Não se esqueça do SEO

Quando falamos em marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) é indispensável para impulsionar o tráfego de uma página na internet. Seu objetivo é aumentar os acessos utilizando técnicas que favoreçam o posicionamento da landing page em mecanismos de buscas como o Google, por exemplo.

Ser encontrado é um dos desafios primordiais de qualquer site, principalmente por meio da busca orgânica. Existem algumas estratégias que são valorizadas no meio digital, como títulos intrigantes, conteúdo relevante e de acordo com a persona, palavras-chave bem destacadas e Alt Text nas imagens.

6. Desenvolva um CTA atrativo

O botão de CTA (Call-to-Action) é presença obrigatória para qualquer landing page. Por meio dele você convida seu leitor à ação, inserindo uma chamada convincente o bastante.

Entretanto, não basta apenas colocar um botão com a frase “clique aqui para comprar”, por exemplo. Lembre-se de que na hora de gerar uma landing page é necessário realizar alguns testes para saber qual chamada será mais eficiente.

Para isso, analise qual CTA tem maiores chances de garantir uma conversão, pois uma simples troca de palavras pode fazer uma enorme diferença na aceitação dos indivíduos.

7. Tenha uma landing page responsiva

Acessibilidade é tudo para quem deseja aumentar o tráfego online. Até mesmo o Google dá preferência aos sites que são responsivos e se adaptam a diferentes dispositivos móveis.

Isso significa que desenvolver um design capaz de se adequar à resolução e orientação de uma tela é fundamental para que sua página seja visitada não somente por usuários de computadores, mas também de smartphones e tablets.

Afinal, layouts que não são responsivos oferecem uma péssima experiência e dificultam a visualização de letras e imagens. E considerando que o uso de internet em dispositivos móveis só aumenta a cada ano, você não pode ignorar essa tendência.

8. Proporcione conteúdo relevante

O conteúdo é o grande protagonista da internet. Mesmo com uma página que tenha um título incrível, design interessante e CTA bem posicionado, é de suma importância que ele seja bem planejado e apresente soluções para as pessoas. É o conteúdo que as convence a acessar outro link, comprar determinado produto ou até mesmo baixar algum material.

A escolha correta das palavras precisa fazer parte de uma estratégia de marketing digital. Por isso, torna-se crucial ser objetivo, evitando textos longos que possam atrapalhar a conversão. Se necessário, teste diferentes conteúdos para saber qual indica melhores resultados e aceitação.

Como mostramos, criar uma landing page que realmente converte não é impossível. Basta utilizar as práticas certas para aumentar seu tráfego. Gostou de conhecer as nossas dicas? Então aproveite para aprender mais lendo sobre as vantagens de terceirizar o marketing digital!

Deixe o seu Comentário
  • Share: