Quer gerar leads em eventos? Confira essas 6 dicas

By Harley Correia Eventos 1 comentário em Quer gerar leads em eventos? Confira essas 6 dicas

Quer gerar leads em eventos? Confira essas 6 dicas

Muitas empresas no Brasil ainda usam os meios offline para gerar leads. Os eventos são, certamente, um dos meios mais usados — e um dos mais eficientes — para aumentar a cartela de clientes, além de fortalecer a reputação e a lembrança da marca pelo público.

Nesse sentido, o principal desafio de uma empresa ao criar um evento é saber como atrair as pessoas certas e gerar bons resultados de negócio.

O investimento para esse tipo de ação não é baixo. São diversos itens que entram na conta, tais como locação de espaço, infraestrutura e materiais de divulgação. Portanto, gerar leads qualificados deve ser prioridade.

Pensando nisso, e para que todo esse investimento seja bem aproveitado, listamos 6 dicas que vão te ajudar a saber como gerar leads qualificados para o seu evento. Continue lendo para conferir!

1. Use os dados de cadastro

O primeiro passo ao criar um evento é criar também uma landing page de cadastro de interesse, para coletar os dados do seu público.

Ao usá-la, você pode solicitar não só as informações mais comuns dos seus participantes, mas também aquelas que indicam o quanto ele se adequa ao perfil que você está buscando. Se quer divulgar um novo software e falar com diretores de TI, por exemplo, você pode lhe solicitar o cargo e a área de atuação da empresa.

Assim, além de te ajudar na avaliação do fit do público, essas informações coletadas na inscrição ainda podem ser usadas para formar uma base de dados mais robusta, com informações que serão úteis nas ações de marketing, principalmente nas campanhas de e-mail.

2. Faça webinars

Uma tendência que tem se mostrado muito eficiente para as empresas — não só para gerar tração para eventos, mas também reforçar o posicionamento das empresas e criar mais valor para seus negócios — são os webinars.

Afinal, o que é um webinar?

O webinar nada mais é do que uma conferência ou seminário digital, ou seja, exibido de forma digital, em que uma parte pode transmitir conteúdo para outra sem se preocupar com barreiras geográficas. Normalmente, eles são usados para transmitir conteúdo rico sobre algum assunto específico.

Como usar webinars para gerar leads para o meu evento?

Bom, antes de realizar o seu evento presencial, você pode criar uma série de webinars sobre temas relacionados.

Dessa forma, você não só verifica o quanto aquele assunto é importante, mas também tem a chance de capturar possíveis leads (usando uma landing page de cadastro ou divulgando o próprio evento no meio ou no fim do webinar).

3. Use influenciadores

Identifique quais são as pessoas mais influentes no ambiente daqueles que você quer que participem do seu evento. Sem dúvida, essa é uma ótima forma de atrair o público correto.

Entre em contato com esses influenciadores. Convide-os a participar e divulgar o seu evento nas suas redes sociais ou outros canais de comunicação.

E vale a pena caprichar na forma como você os aborda: envie mensagens personalizadas, ou até algum presente relacionado à sua marca, que os incentive a mostrar o convite para a sua rede.

Vale a pena mencionar, contudo, um ponto importante a respeito dos influenciadores: em alguns casos, eles pedirão cachê. Por isso, antes de simplesmente aumentar o orçamento, você deve avaliar se tal influenciador é mesmo relevante e vai, de fato, atrair o melhor público para o seu evento.

4. Busque parceiros

Outra forma de atrair o público desejado para o seu evento é buscar parceiros que têm uma rede de contatos ou clientes com as características que você procura. Nesse caso, busque por outras empresas ou entidades que poderiam se interessar pela parceria, e mostre os benefícios de estabelecer uma conexão com você.

Aliás, essas parcerias funcionam bem quando você também tem algo interessante a oferecer para a outra parte. Assim, você deve oferecer algo, como número de convites para o evento, presença do logo do parceiro nas campanhas de divulgação, ou até uma participação.

5. Divulgue em diversos canais

A melhor forma de gerar leads qualificados para o seu evento é usar os seus próprios canais de comunicação — afinal, seus seguidores são pessoas que já se interessam pela sua marca. Use suas redes sociais, seu site, seu blog, e também sua cartela atual de clientes.

E uma dica para mensurar os resultados dos seus canais como fonte para gerar leads é criar diferentes campanhas para cada um deles, acompanhando os resultados de forma separada. Assim, invista em diferentes formatos, textos e imagens, além de testar mídias pagas para encontrar as melhores formas de tração de público.

Além disso, você pode incluir, na landing page do evento, botões de compartilhamento para as redes sociais do participante. Assim, ele mesmo aumentará o seu público, otimizando suas chances de abordar as pessoas com o perfil que você procura.

6. Fale com as comunidades de interesse

Além de usar suas próprias redes e as de seus parceiros, outra forma eficiente de gerar leads qualificados para o seu evento é procurar grupos relacionados ao seu tema. O Facebook e o LinkedIn, por exemplo, podem facilitar muito o trabalho de busca dessas comunidades.

Nelas, existem diversos grupos de pessoas, para todos os tipos de interesse, basta saber procurá-los. E além das redes sociais, você ainda encontra comunidades em portais e sites — também, basta fazer uma busca mais específica.

Assim, encontrando grupos/comunidades que se encaixam no perfil que você busca para seu evento, você pode publicar um convite. Ou até entrar em contato com os organizadores para tentar algum tipo de parceira, se o grupo for muito interessante!

Lembre-se de que o primeiro passo é entender qual será o público que você deseja atrair. Assim, suas estratégias serão mais eficientes e seus leads muito mais qualificados.

Enfim, viu como gerar leads mais qualificados para os seus eventos pode ser bem simples? Agora, se você gostou dessas dicas, aproveite para nos seguir nas redes sociais e não perder nossas próximas novidades!

Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe o seu Comentário
  • Share: