Brand marketing: como transformar clientes em promotores da marca?

By Harley Correia Branding 1 comentário em Brand marketing: como transformar clientes em promotores da marca?

Brand marketing: como transformar clientes em promotores da marca?

O excesso de estímulos e mensagens de marketing recebidos diariamente pelas pessoas faz com que nem todas as informações enviadas sejam absorvidas.

Se prestar atenção na mensagem de uma empresa já é uma tarefa difícil, então transformar os clientes em promotores de uma marca deve ser impossível, não é?

Na verdade, não.

Existem estratégias e ações de brand marketing voltadas para encantar, se conectar e atuar de maneira alinhada com os desejos e as necessidades dos clientes.

Neste texto, falaremos sobre como tornar seus consumidores em divulgadores de sua empresa por meio do brand marketing.

Mas o que é o brand marketing?

O brand marketing é um termo usado quando queremos falar sobre a forma como o seu consumidor e os clientes potenciais percebem determinada marca.

Pode-se dizer que o brand marketing de uma marca é a junção de três pilares que são fundamentais para empresas que desejam atuar de maneira assertiva:

  • Identidade: esse fator está relacionado a estratégias de branding e de conteúdo. Ele é responsável pelo tipo de impacto que você vai causar em seu público-alvo. A identidade é fundamental para criar uma marca forte, que, por sua vez, tem a capacidade de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa, além de se diferenciar da concorrência.
  • Visibilidade: essa etapa inclui as formas de divulgação e publicidade; é a hora de encontrar seu consumidor e apresentar a ele sua marca, seus produtos, os conteúdos relacionados com sua identidade.
  • Credibilidade: esse pilar está relacionado com a reputação de sua marca no mercado. Para conseguir essa credibilidade, são necessárias recomendações de clientes, depoimentos, boas avaliações, provas sociais em seu site, citações de consumidores em redes sociais, etc.

Por que aplicar esse tipo de estratégia é importante para a empresa?

Como você já sabe, se destacar na mente do consumidor não é uma tarefa fácil nem pontual. É um esforço contínuo e voltado a tocar seu cliente de maneira diferenciada, pois somente assim ele se tornará promotor da marca.

Uma marca construída com base em pilares sólidos voltados para seu público é uma marca forte. Ter uma identidade bem definida diferencia sua empresa e seus produtos, valorizando sua oferta.

Conseguir visibilidade significa alcançar mais consumidores potenciais e ter credibilidade é uma prova de que seu trabalho está cumprindo seu papel.

Quando os consumidores acreditam e se identificam com a marca, eles se tornam divulgadores fiéis e até mesmo defensores da empresa.

Para isso acontecer, é necessário que a empresa crie uma conexão e esteja alinhada com os propósitos dos clientes.

Como tornar os clientes promotores da marca com o brand marketing?

Use a teoria do círculo de ouro

Essa teoria, também conhecida como círculo dourado, foi criada pelo inglês Simon Sinek e se baseia em três perguntas representadas graficamente em um círculo: O quê? Como? Por quê?

De acordo com essa teoria, todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem como fazem, mas poucas sabem o porquê. E este último fator é um diferencial no sucesso.

Afinal, ele é o motivo, são as necessidades e desejos do cliente, que serão sanados pela empresa.

Gigantes como a Apple e a Nike são grandes exemplos dessa teoria. A Nike não vende tênis, vende design, conforto, qualidade de vida, hábitos saudáveis e por aí vai.

Esteja alinhado aos propósitos de seus clientes

Se sua empresa deseja ter clientes promotores, então definitivamente ela precisa estar alinhada com os interesses, as ideias, os desejos, as necessidades, crenças e filosofias de seus consumidores.

Se você vende produtos ecológicos, por exemplo, é provável que seu público-alvo se identifique com a filosofia de produtos sustentáveis, consumo consciente, etc.

Logo, toda a sua estratégia deve se voltar para esse tipo de conceito, com embalagens ecológicas, conteúdo sobre reciclagem na internet, etc.

Métodos para estimular o engajamento e a mídia espontânea

1. Faça o mapeamento da persona

Para conseguir fazer um bom marketing digital, voltado para engajamento de seu consumidor e mídia espontânea, o primeiro passo é identificar com quem você está falando.

Quem é seu consumidor? Pesquise, identifique e faça uma descrição da persona, o mais detalhada possível. Dessa forma, todos os passos a seguir serão mais assertivos.

2. Produza conteúdo relevante para seu público

Engajamento na internet não existe sem conteúdo interessante e relevante o suficiente para fazer com que a sua persona divulgue, comente e interaja com sua empresa na internet.

Busque o tipo de assunto que mais atrai o seu consumidor em potencial e seus atuais clientes e produza conteúdos originais, criativos e frequentes.

3. Aposte em storytelling

Talvez você já tenha notado uma mudança nas propagandas de hoje em dia. É que muitas empresas já perceberam que o storytelling dá resultados positivos.

Basicamente, você contará uma história, relacionada às dores ou aos anseios da persona, que desperte algum tipo de emoção, sentimento ou sensação.

Um exemplo interessante é o da ZAP, site de divulgação de imóveis, que mostra de maneira bem-humorada a história fictícia de pessoas que passam por alguma situação chata e precisam se mudar.

4. Ofereça uma experiência diferenciada

Esse tópico é bastante amplo, pois existem inúmeras maneiras de oferecer uma experiência diferenciada para seus consumidores, como, por exemplo, oferecer descontos diferenciados para os seguidores de suas redes sociais, responder e interagir sempre com os consumidores também nas redes, dar brindes para melhores clientes nas lojas, etc.

Para aplicar o brand marketing, sua empresa deve estudar como funciona o comportamento do seu consumidor, o mercado e a concorrência.

Feito isso, é necessário começar a aplicar as estratégias para se diferenciar — busque usar a teoria do círculo dourado e as estratégias de engajamento e divulgação que mais se adequarem ao seu negócio.

Apesar de existirem ações sugeridas, cada negócio tem sua particularidade, e o sucesso depende muito do alinhamento que sua empresa tem com as necessidades e os desejos de seu público.

Você gostou deste texto sobre como o brand marketing ajuda a transformar clientes em promotores da marca?

Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente na caixa de entrada de seu e-mail!

Deixe o seu Comentário
  • Share: