Sua Estratégia de Marketing não está funcionando? Provavelmente estas são as razões:

By InsideOut Imersão InsideOut, Marketing Digital Nenhum comentário em Sua Estratégia de Marketing não está funcionando? Provavelmente estas são as razões:

Sua Estratégia de Marketing não está funcionando?

O que há de errado com a minha Estratégia de Marketing?

Elaborar uma estratégia de marketing não é mais como antigamente.

Há muitos (5) anos atrás, o dono da empresa convocava uma reunião com os vendedores para decidir as mudanças no material promocional da empresa.

Eram discutidos diversos e importantes tópicos nessas reuniões, desde as cores dos flyers até os dados que constariam nos cartões de visita.

Os passos seguintes eram sempre os mesmos: mesa do design, impressão gráfica, mesa do vendedor e porta do prospecto.

Pode ser que alguma dessas fases ainda faça parte da rotina da sua empresa, mas a verdade é que o consumidor não quer mais ser interrompido com propagandas ou sequer tem tempo para analisar um enorme catálogo de produtos até encontrar o que realmente deseja.

Não há nada de errado com essa estratégia outbound, a não ser pelo fato de que o consumidor está cada vez mais acostumado com o Inbound Marketing.

E se sua estratégia de marketing não está baseada no Inbound, então você deve estar cometendo alguns erros graves na sua campanha. Estes são alguns deles:

1. Você está sendo muito “vendedor”

Ninguém quer ler o seu panfleto? Qual foi a última vez que alguém interrompeu você em um momento de lazer ou estudo para vender alguma coisa que você não está precisando? Você ficou satisfeito com isso? Foi o que eu pensei…

O fato é que a maioria das pessoas está interessada nos seus próprios problemas e o ideal é que você ajude essas pessoas a resolvê-los.

Se o conteúdo do seu site parece mais com uma grande vitrine de vendas, então está na hora de reformular esse ambiente para que ele seja menos “vendedor” e se torne mais explicativo.

Imagine a navegação e a leitura do conteúdo com a mente do seu cliente.

Comece mostrando que você conhece os seus problemas e depois ajude-o a resolvê-los. Depois de ter feito isso você terá criado uma relação de confiança.

Construir uma relação entre você e o cliente deve ser o real objetivo da sua campanha de marketing.

Relacionado: Como atrair clientes? O marketing digital para pequenos negócios

2. Você não tem ideia de com quem está falando

Você deve imaginar que está direcionando suas propagandas para os clientes certos, afinal você fez uma boa pesquisa de marketing dimensionando a quantidade de clientes possíveis, a idade deles, o sexo, onde moram, renda e algumas afinidades de consumo, porém esses dados não são mais suficientes para você conseguir fazer com que sua campanha atinja o seu publico alvo com a efetividade necessária.

Para ser efetivo você precisa saber quais são os medos, as esperanças, seus problemas, suas objeções, suas crenças e a maneira que eles preferem consumir o seu produto.

Você achava que seu cliente estaria com uma placa pendurada no pescoço dizendo algumas informações como: Empresário, sexo masculino, 40 anos, Casado e com filhos?

Para realmente entender os seus e clientes, você tem que criar os famosos buyer persona sem pensar somente na demografia, mas também na sua forma de pensar e agir no dia a dia.

Aprenda o máximo possível sobre eles. Depois de entender quem eles realmente são, você poderá realmente se envolver com eles.

3. Você não sabe onde seus clientes estão na Jornada de Compra

Se você organizar o caminho que seu cliente percorre antes de comprar o seu produto e dividi-la em etapas, você estará criando a jornada de compra dele.

Geralmente ilustramos essa jornada como um funil e as suas etapas vão desde a atração de desconhecidos até clientes satisfeitos.

Você precisa fazer isso de forma clara e minuciosa para que possa identificar o momento certo no qual vai oferecer o seu produto e até informar o preço.

Dependendo do preço médio dos seus produtos, informa-los imediatamente após o cliente acessar seu site o loja pode repelir um possível comprador.

Pense em quais são  as etapas que levam seus clientes a descobrirem a sua empresa, decidirem se eles querem usar seus serviços ou produtos e em depois se transformarem em clientes.

Em diferentes pontos ao longo dessa jornada, os clientes terão diferentes perguntas que precisam ser respondidas.

Mas se você está sempre dando o mesmo conteúdo que diz a mesma coisa, como eles vão encontrar respostas para as suas variadas perguntas?

Em vez disso, você precisa criar conteúdo que atenda a cada preocupação específica, dependendo da fase que ele está no seu funil.

Encontrar uma opção de desconto momentâneo ou mesmo uma promoção de produto em dobro na fase de consideração é uma boa técnica pra fazê-lo ir para a fase da decisão.

Faça as perguntas que eles fazem normalmente e veja se você está respondendo adequadamente. Se não estiver, é hora de novos conteúdos. Esse é um dos pontos fundamentais de uma boa estratégia de marketing.

Relacionado: Jornada do cliente no Inbound Marketing. Veja como funciona

4. As pessoas não encontram seu conteúdo

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

Infelizmente, isso não é totalmente verdadeiro no marketing digital.

Na verdade, se você construir um site bonito e responsivo, com um ótimo conteúdo e com uma ótima otimização para sites de busca (SEO), provavelmente não será suficiente para que as pessoas cheguem nele na velocidade que você precisa.

Se você criou uma obra-prima de marketing de conteúdo, precisa fazer a luz brilhar sobre esse jardim.

Você deve promover o conteúdo nas mídias sociais, enviar para editores de blogs ou portais que tratam do assunto do tema abordado no seu artigo, informar para seu banco de dados de contatos sobre o artigo novo e, se possível, impulsionar esse conteúdo nas redes sociais.

Independentemente de qual meio digital você vai usar para divulgar o seu conteúdo, certifique-se de que seja feita alguma ação dentro da sua estratégia de marketing nesse sentido.

Porque, se você está esperando os clientes para encontrá-lo, vai ficar esperando por um longo tempo.

5. Você não está contando nenhuma novidade.

E aí? O último artigo que você publicou teve quantas curtidas? Quantos comentários? Quantos compartilhamentos? Ele surpreendeu alguém?

Pois é…  Se o seu artigo falando sobre “As 5 modos de fazer XPTO da melhor forma” não está atraindo muita gente, então o problema pode ser porque esse assunto já foi divulgado mais de mil vezes por diversos especialistas… nesta semana.

E vamos combinar? Um artigo com assunto repetitivo não atrai ninguém para o seu site. As pessoas gostam de novidade.

Crie artigos que falem sobre o que você gostaria de falar para seus futuros clientes e não apenas artigos que falem sobre o que eles devem saber sobre seu produto ou serviço.

Você é o especialista e certamente sabe quais são os diferenciais competitivos do seu negócio. Eu tenho certeza que será mais autêntico e atraente do que o conteúdo processado automaticamente que são divulgados na internet.

Se o seu conteúdo tem um pouco de sua personalidade, o seu cliente ideal (buyer persona) vai se identificar com ele e você será recompensado por isso.

Então, dedique algum tempo para fazer uma auditoria nas suas campanhas, corrija rapidamente as suas falhas e reconheça as suas fraquezas.

Uma vez que você identifique por que as coisas não estão funcionando, fica mais fácil tomar as medidas adequadas para fazer a campanha da forma correta.

Acredite, você ficará feliz com os resultados de uma estratégia de marketing bem feita.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos, quem sabe algum deles pode estar precisando destas dicas para melhorar a divulgação do negócio dele na internet?

Deixe o seu Comentário
  • Share: