Qual é a importância de gerar lead para seu negócio?

By InsideOut Inbound Marketing Nenhum comentário em Qual é a importância de gerar lead para seu negócio?

Qual é a importância de gerar lead para seu negócio?

Conquistar novos clientes e gerar lead, ou seja, novas oportunidades de negócio é o desejo de qualquer empresa. Por isso, muitos investimentos são feitos em marketing digital para aumentar o número de visitas em um site.

No entanto, muitos gestores não sabem o que fazer com os visitantes depois de os atrair para o seu site. Nesse caso, o ideal é investir em uma estratégia para transformar esses leads em clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post!

O que é lead?

De maneira geral, um lead é um cliente em potencial, uma oportunidade de negócio que pode ser explorada pela sua empresa.

Então, trata-se de uma pessoa que tem interesse no seu produto, serviço, ou no conteúdo criado pela sua empresa e, por isso, quer se manter atualizado sobre as novidades e os materiais produzidos por ela.

Contudo, não se esqueça de que nem todos os visitantes do seu site podem ser considerados como um lead. Na verdade, leads são apenas os visitantes que ofereceram seus dados de contato após visitarem a sua página.

E é justamente por isso que você deve investir em estratégias para a geração de leads.

O que fazer para gerar lead?

Em primeiro lugar, sua empresa pode investir em uma série de ações para gerar lead de forma eficiente. Entre as melhores práticas do mercado, recomendamos as seguintes:

1. Invista na criação de um blog corporativo

Ter um blog corporativo é uma excelente estratégia gerar lead e também para construir um bom relacionamento com seus clientes.

Produzindo um conteúdo que seja de interesse da sua persona, e que a ajude a sanar as dúvidas e a solucionar os problemas do seu dia a dia, você estará permitindo que as pessoas conheçam melhor a sua empresa, aumentando o número de visitas no seu site.

Esse conteúdo produzido por você também ajudará a posicioná-lo como um especialista na sua área, o que é importante para construir a reputação online de sua empresa.

Assim, além de oferecer conteúdo para seus clientes, nesse blog você irá inserir uma série de “iscas” para chamar a atenção dos seus visitantes e fazê-los oferecerem seus dados de contato, como e-mail ou telefone.

2. Ofereça a possibilidade do seu cliente assinar uma newsletter

Criar uma newsletter e pedir para os visitantes do seu site ou blog assiná-las é outra boa estratégia para gerar leads.

Contudo, para que você tenha sucesso e convença os visitantes a assinarem a sua newsletter, você precisa oferecer um benefício claro, que justifique a oferta dos seus dados de contato.

Esse benefício pode ser a promessa de promoções exclusivas para assinantes, por exemplo, descontos na aquisição de novos produtos ou mesmo o envio de dicas para alcançarem seus objetivos.

3. Ofereça e-books gratuitos

De forma geral, os e-books são excelentes ferramentas para atrair a atenção dos visitantes de um blog e convencê-los a ceder suas informações de contato para sua empresa.

Isso porque são encarados como materiais mais completos e de grande valor, justamente por sua semelhança aos livros impressos. Então, ao baixar gratuitamente esse tipo de material, seus visitantes terão a impressão de que estão levando uma grande vantagem, e se sentindo mais dispostos a assinar a sua newsletter.

O ideal é que o seu e-book tenha uma boa diagramação e uma formatação que facilite a leitura dos seus clientes, pois grande parte deles fará a leitura diretamente pelo computador.

Outra dica que pode ajudar você a gerar lead de forma rápida é a promoção do e-book no Facebook e outras redes sociais, ajudando você a ter mais sucesso em sua estratégia.

Mas não se esqueça de que, para baixar o e-book gratuito, o visitante do seu blog deverá acessar uma landing page e preencher seus dados de contato!

4. Organize webinars para seus clientes

Assim como os e-books, os webinars conseguem atrair a atenção geral do seu público, e são ótimas ferramentas para gerar leads para sua empresa.

Além de ser um tipo de conteúdo mais fácil de assimilar do que os e-books, os webinars ajudam a humanizar a sua empresa, pois você estará dando cara e voz a sua marca, o que ajuda a conquistar a confiança de seus clientes.

Assim, nesses webinars você poderá produzir conteúdo ensinando o uso correto de seus produtos e serviços, por exemplo, ou mesmo outras boas práticas relacionadas ao mercado em que sua empresa atua.

E, assim como nos e-books da sua empresa, para receber o link de seu webinar o seu visitante deverá acessar uma landing page e informar seus dados de contato.

5. Ofereça uma consultoria gratuita

Outra maneira prática de gerar lead para sua empresa se dá por meio da oferta de uma consultoria gratuita, que ajude o seu cliente a tomar a melhor decisão para sua empresa.

E essa consultoria pode até ser realizada pela sua equipe de vendas, mas o objetivo central não deve ser fechar o negócio, e sim realmente ajudar o cliente a tomar sua melhor decisão.

Logo, ela não precisa ser presencial: pode ser oferecida por telefone, e-mail, ou até mesmo por um serviço de chat.

Assim, ao demonstrar que sua empresa está disposta a solucionar as dúvidas dos seus clientes, você garantira que eles se sintam mais dispostos a oferecer seus dados de contato para sua empresa.

O que é o processo de nutrição de leads?

Mas, afinal, o que você irá fazer com os leads que gerar em sua estratégia? Todas elas irão receber o contato de seu time de vendas?

Isso pode até parecer uma boa ideia enquanto sua estratégia gerar poucos leads, mas, com o tempo, ligar para todos os clientes que ofereceram seus dados de contato poderá ser caro e pouco eficiente.

Por isso, é indispensável que você também se preocupe com a nutrição de todas as leads que serão gerados por sua estratégia.

Qual é o objetivo da nutrição de leads?

Basicamente, o principal objetivo de uma estratégia de nutrição de leads é facilitar a jornada do cliente pelo funil de vendas de sua empresa, até que estejam realmente prontos e decididos a adquirir os produtos e serviços que sua empresa oferece. E esse processo de nutrição de leads funciona da seguinte maneira.

Primeiro, sua empresa enviará para os seus clientes uma série de conteúdos relacionados ao material oferecido por você em sua estratégia de nutrição de leads.

Esses materiais devem continuar falando sobre temas de interesse do cliente, mas, com o tempo, devem mostrar de forma indireta como os produtos e serviços da sua empresa poderão ajudá-los.

Dessa forma, o seu lead terá informações e confiança suficientes para adquirir os produtos oferecidos pela sua empresa, ajudando a aumentar suas vendas. Portanto, a nutrição de leads é um elemento indispensável em uma estratégia de Inbound Marketing.

E aí, gostou desse artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais.

Deixe o seu Comentário
  • Share: