O que é Marketing Digital e como colocá-lo em prática?

By InsideOut Marketing Digital 1 comentário em O que é Marketing Digital e como colocá-lo em prática?

O que é Marketing Digital e como colocá-lo em prática?

Quando o assunto é marketing, é muito comum que os empreendedores vejam como única alternativa os meios tradicionais de comunicação, como TV, rádio e mídia impressa. Porém, com o crescimento da internet ao redor do mundo, uma nova alternativa chegou com tudo nesse meio: o marketing digital.

Mas, afinal, o que é marketing digital? É apenas uma adaptação do marketing tradicional para a internet?

Embora o marketing digital não seja algo recente — muito pelo contrário, é bem antigo! — e suas estratégias estejam hoje ligadas aos aparelhos eletrônicos — não necessariamente apenas à internet —, o seu conceito vai muito além das práticas que estamos acostumados a ver no mercado.

Para entender melhor a respeito desse tema, da sua importância e das razões pelas quais a sua empresa deve começar a investir, continue acompanhando o nosso post.

Sua importância no dia a dia

Compreender a importância do marketing digital é mais simples do que parece! Basta uma breve reflexão sobre os seus próprios hábitos no seu dia a dia.

Mesmo vivendo em um país cujas ruas e estradas estão repletas de outdoors, o que você, como passageiro, fica fazendo durante a viagem? Admirando as paisagens vazias e os outdoors?

Caso esteja com um smartphone — ou qualquer outro tipo de dispositivo —, certamente você só olhará para a estrada para ver se está chegando ao destino.

Ainda partindo dessa mesma linha, existem muitas pessoas que sintonizam emissoras de rádio enquanto estão no carro, sobretudo as que buscam informações ao vivo sobre o trânsito ou estão acompanhando um jogo de futebol.

Porém, quem não vê necessidade nisso tudo, pode estar utilizando o som do carro para duas coisas: ouvir suas músicas prediletas ou um podcast.

E por quanto tempo você acredita que a TV continuará sendo assistida da mesma forma?

Hoje os aparelhos são inteligentes e podem ser conectados com a internet, ou seja, as pessoas já podem escolher ao que querem assistir sem que dependam das emissoras, seja acessando o YouTube ou assinando serviços como o Netflix.

A resposta está em se preparar para o futuro

Qual é a sua conclusão após essa reflexão?

Procurou pensar que os jovens estão ainda mais conectados? O futuro está cada vez mais alinhado ao mundo digital e cada vez mais desapegado ao que predominou nas décadas passadas.

A importância do marketing digital está em fazer com que a sua empresa tenha uma comunicação muito mais eficaz não apenas nos dias de hoje, mas no futuro breve.

Colocando em prática

O primeiro passo para começar a agir no mundo digital é conhecer os canais hoje disponíveis — tanto online quanto offline. Entre as principais estratégias online — que são o foco em questão —, estão:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • Campanhas de Social Media;
  • Links patrocinados (anúncios pagos);
  • E-mail marketing.

Estas e as demais estratégias de marketing digital possibilitam às empresas elaborarem estratégias mais focadas no público-alvo, direcionando anúncios e conteúdos de forma segmentada — afinal, na internet, é muito mais fácil conhecer o perfil do seu público, assim como seus hábitos.

A segmentação de público

Como falamos logo acima, a internet possibilita a realização de estudos mais complexos sobre os clientes; e com tantas informações em mãos, as empresas mais espertas passaram a traçar estratégias para esse mercado digital e desenvolveram ritmos para diferentes públicos e segmentos.

O consumidor foi dividido em idade, gênero, classe social, diversos tipos de gostos, necessidades, anseios, localização, hábitos de compra, previsão de consumo, curtidas, compartilhamentos e comentários.

Este é o perfil do consumidor on-line.

As estratégias, pautadas em cada perfil foram elaboradas com a finalidade de conhecer cada vez mais o público e, com ele, tornar todo o conceito de marketing de Kotler, que se adaptou rapidamente ao mundo digital com seu marketing 3.0, em parte da rotina das demais estratégias da empresa.

Os resultados passaram a surgir e a concretização das estratégias de marketing por meio do e-commerce tornaram-se mote para os principais investimentos, criando cargos e salários e alçando profissionais da área às principais cadeiras da empresa.

Uma mudança em pouco mais de dez anos, significando muito mais do que a continuidade dos hábitos de consumo, uma revolução na forma de consumir e enxergar os papéis do consumidor e das empresas.

O papel das mídias sociais e a capacidade de atingir o indivíduo

Kotler afirma também que o novo marketing é o poder das mídias sociais e a proposta de alcançar cada indivíduo, o que transforma toda a relação em algo bastante pessoal para o consumidor.

Hoje, é possível fidelizar uma pessoa antes mesmo de ela se tornar um cliente.

Essa habilidade globalizada de comunicação e a possibilidade de coisas boas ou ruins serem ditas levou as companhias a tornarem-se boas ou, ao menos, esforçarem-se mais para agradar ao público.

Usando o marketing digital no seu negócio

Você compreendeu que a modalidade de marketing que comanda o mercado hoje é a digital. Com ela sua empresa poderá ter bons ou maus resultados, mas, sobretudo, poderá ser vista e tornar-se relevante ao consumidor.

Essa relevância, aliás, é o que leva ao reconhecimento e com ele uma boa estratégia por meio das mídias sociais, desde anúncios pagos em sites ao ranking da ferramenta-mor, o Google; passando pela democratização que o Facebook promove ao “ouvir” qualquer pessoa; culminando na tendência de ter, no Instagram, uma ótima ferramenta.

Esta é a tríade para uma boa estratégia, que deverá ter como base um conteúdo inédito e relevante, que torne a leitura ou a visualização por parte de cada pessoa em algo interessante — e que o faça se interessar por seus produtos e serviços.

É por meio de estratégias orgânicas e pagas, então, que você encontrará o lugar certo no mercado digital, que concorre fortemente consigo mesmo ao abrir as portas a todas as empresas, mas que premia com conversão em vendas as empresas que melhor souberem aproveitar suas ferramentas.

Que tal aproveitar o seu planejamento de marketing e torná-lo ainda mais válido para colher mais resultados? Comece pelo jeito certo: focando em atrair clientes para pequenos negócios, com esta leitura obrigatória para obter sucesso!

Deixe o seu Comentário
  • Share:
One comment

Comments are closed.