6 boas práticas no uso de e-mail marketing em empresas

By InsideOut Marketing Digital Nenhum comentário em 6 boas práticas no uso de e-mail marketing em empresas

e-mail marketing insideout

Ter um bom relacionamento com seus clientes contribui para que você os torne fiéis de sua empresa, efetuando ainda mais vendas. Mas isso depende diretamente da implementação de boas práticas de e-mail marketing.

Não há dúvidas de que o e-mail é essencial em suas campanhas, auxiliando em todas as etapas do funil de vendas e no pós-vendas. Mesmo assim, há uma série de práticas que devem ser seguidas à risca para melhorar os resultados de sua organização.

Neste post, vamos dar algumas dicas para que você implemente uma estratégia de e-mail marketing eficiente, conquistando mais vendas e fidelizando seus clientes. Confira!

1. Personalizar os e-mails

Para conseguir que seus contatos efetuem a ação esperada, como clicar em um link, baixar um material ou entrar em contato com sua empresa, é essencial personalizar os seus e-mails.

Não estamos falando apenas do assunto, mas sim de todo o conteúdo enviado aos seus contatos. Procure disparar e-mails a grupos de clientes que tenham as mesmas características e interesses.

Você deve fazer uma pesquisa para saber qual o horário em que eles estão mais propensos a abrir seus e-mails, qual o dispositivo usado, conteúdos relevantes e de interesse desse grupo, formato (vídeo, texto ou imagem), saudação etc.

A personalização vai contribuir para o aumento da taxa de abertura de seus e-mails e crescimento da taxa de conversão, além de permitir que você analise com mais precisão o comportamento de seus compradores.

2. Criar títulos atrativos

Como falamos no tópico anterior, a personalização dos e-mails é muito importante para melhorar os resultados do seu empreendimento.

Isso envolve também os títulos que você atribui a eles no assunto. Esse é o primeiro contato entre sua empresa e o consumidor; por isso, deve ter um efeito impactante e instigante, para que esse cliente tenha a curiosidade em abrir seu e-mail.

Utilize palavras com senso de urgência e que façam o receptor entender que o e-mail deve ser aberto naquele momento, que possui algo que lhe interessa e que tem valor. Mas não construa frases muito específicas, que dão uma dica sobre o conteúdo enviado. Fique atento também ao tamanho do título, não ultrapassando 50 caracteres.

3. Ter uma lista de contatos qualificada

Não adianta comprar uma lista de e-mails ou enviar para contatos aleatórios que não demonstraram algum interesse em seus produtos ou serviços. Ter uma lista de contatos qualificada é uma das práticas mais importantes para que sua estratégia de e-mails marketing dê certo. Por isso, conquiste seus contatos.

Identifique qual é o seu público-alvo por meio de pesquisas com compradores atuais e de mercado e implemente estratégias de inbound marketing por intermédio de um blog, site ou perfil nas redes sociais — para atrair e convertê-los em leads.

A partir disso, você já começa a construir uma lista de contatos qualificada, com pessoas que demonstraram um certo interesse por sua marca, que estão aptas a receber seus e-mails e comprar. A partir de uma estratégia segmentada, é possível estreitar o relacionamento com esses leads para levá-los adiante no funil de vendas e, consequentemente, efetuar mais vendas.

4. Utilizar CTA em todos os e-mails

Seus e-mails sempre têm um objetivo, como enviar conteúdos mais aprofundados aos clientes para educá-los ou até apresentar uma oportunidade de negócio. Mas o grande intuito é conquistar a confiança de seus contatos para alavancar as vendas.

Uma prática indispensável para alcançar seus objetivos é inserir um call-to-action em todos os e-mails. Essa é uma chamada para que o seu público complete a ação desejada. Por isso, ela também deve ter palavras de impacto — incentivando o contato a clicar em um link, por exemplo — ser curta e se destacar.

Além disso, o seu CTA deve ter uma cor diferente do restante do e-mail, para chamar atenção e ser um caminho para que o seu consumidor chegue até a página ou material que o seu e-mail está prometendo.

Por isso, ofereça sempre algo que você possa cumprir, para não desapontar e perder esse lead.

5. Implementar um design responsivo

Os aparelhos móveis são hoje os mais usados para diversas atividades, e uma delas está relacionada à abertura e leitura de e-mails. Claro que muitos usuários preferem ler em computadores, mas pela praticidade e agilidade, grande parte dos e-mails estão sendo lidos por meio de plataformas mobile.

Mas, para que sua estratégia dê certo, é preciso implementar um design responsivo em seus e-mails, se adaptando ao desktop e ao mobile. Isso envolve as imagens usadas — que devem ser visualizadas em todos os tipos de plataformas —, fontes grandes e um CTA otimizado, que funcionará tanto no computador quanto em smartphones e tablets.

Implementar práticas que vão oferecer uma boa experiência e visualização ao seu cliente poderá aumentar as suas conversões.

6. Fazer testes A/B

Caso as suas taxas de abertura e conversão não estejam apresentando os resultados esperados, implemente testes A/B. Eles são muito importantes para observar aspectos que podem estar errados em sua estratégia de e-mail marketing.

A partir do disparo para listas segmentadas, você pode identificar qual é o melhor formato, tipo de conteúdo, assunto, horário de envio e CTA que farão com que seus clientes abram seus e-mails, melhorando a taxa de conversão.

Assim, você pode aperfeiçoar sua estratégia para atingir os compradores ideais de maneira correta e otimizar seu orçamento, investindo em ações que podem dar mais certo para seu negócio.

Não se esqueça de acompanhar os resultados de suas campanhas de forma constante, por meio de métricas como a taxa de abertura e conversão, além de analisar a percepção de sua empresa no mercado, sendo ela positiva ou negativa.

O comportamento e os interesses de seus clientes podem mudar, e é preciso que você esteja atento para sempre satisfazer suas necessidades e alcançar os objetivos de negócio.

Essas são seis boas práticas de e-mail marketing que vão contribuir para que sua empresa cresça no mercado e fidelize clientes. Assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos que te ajudarão a conquistar grandes resultados a partir de suas estratégias!

Deixe o seu Comentário
  • Share: