Coaching de Vendas. Como ele beneficia sua empresa.

By InsideOut Negócios 1 comentário em Coaching de Vendas. Como ele beneficia sua empresa.

Coaching de Vendas. Como ele beneficia sua empresa.

O Coaching de Vendas atua para mudar comportamentos e crenças, vencendo barreiras psicológicas a fim de liberar todo o potencial das pessoas.

Um processo de coaching realizado por um profissional qualificado pode contribuir para que seus vendedores cumpram todas as metas. Estar aberto à mudança, no entanto, é um requisito indispensável.

Neste sentido, coaching se converte em uma clara vantagem competitiva frente aos concorrentes que não priorizam o desenvolvimento das habilidades de seus vendedores.

Além disso, com um Coaching de Vendas, é possível alinhar objetivamente os 3 elementos fundamentais de qualquer negócio: empresa, equipe e vendedor.

Qual é o primeiro passo para aplicar um Coaching de Vendas?

Antes da implementação do Coaching de Vendas, você deverá determinar os objetivos a serem atingidos.

Eles serão quantificados para que você possa acompanhar, de perto, todos as etapas das melhorias alcançadas.

Cada processo é, então, elaborado para oferecer soluções às necessidades específicas do vendedor.

Este instrumento consiste em passar do estado atual à condição desejada, ou seja, à concretização das metas inicialmente planejadas. Lembre-se que para saber como melhorar, é preciso identificar onde chegar.

Quais são os benefícios dessa ferramenta?

Maximização do potencial de seus vendedores

Coaching de Vendas melhora o desempenho da sua equipe, trabalhando as dificuldades vigentes e permitindo que seus vendedores recebam a orientação e o apoio necessários para a mudança de comportamento profissional.

Não importa quão eficaz é o seu time; sempre é possível melhorar. Se você deseja colaboradores mais eficientes, produtivos e bem-sucedidos, o Coaching de Vendas é, definitivamente, uma boa ideia.

Além de esboçar e/ou definir fluxos de trabalho e intervir com os colaboradores em uma base individual para alcançar seus objetivos, essa ferramenta pode aumentar o número de “vendedores classe A” em sua empresa.

Essa modalidade de coaching é capaz de aprofundar os pontos fortes e atuar sobre os pontos fracos de colaboradores medianos que tenham potencial para progredir, caso estejam sob a orientação adequada.

Na verdade, esses vendedores médios são frequentemente os maiores beneficiados.

O Coaching de Vendas também será útil para adequar seus vendedores aos novos processos de vendas — adaptando-os às boas práticas e às expectativas do comprador, fornecendo insights e orientações condizentes com as atuais tendências do mercado e da jornada de compra do consumidor.

Desenvolvimento das habilidades de vendedores recém-contratados

Realizar contratações para a área de vendas é mais difícil do que em qualquer outro campo. Uma vez que tenha encontrado bons profissionais, é natural que você deseje garantir que seus talentos sejam desenvolvidos.

O Coaching de Vendas pode ajudar você a se certificar de que suas novas contratações são bons investimentos que vão gerar receita em uma base consistente desde o início.

Retenção dos colaboradores de maior talento

Vendedores de alto rendimento são fundamentais para a sua empresa.

Para não perdê-los, você pode contar com o apoio e com o reconhecimento oferecidos pelo Coaching de Vendas e, assim, fazer com que seus melhores talentos se sintam mais valorizados e aumentem o engajamento com a empresa.

Redução da rotatividade em sua equipe de vendas

Se os seus vendedores não alcançam metas com certa frequência, tendem a perder autoconfiança.

Desmoralizados, podem, simplesmente, abandonar a empresa por causa disso.

O problema é que o índice elevado de rotatividade não é um bom negócio, pois gera muitos custos para qualquer negócio.

Implantar iniciativas de desenvolvimento profissional para vendedores não só deixa claro o interesse da sua empresa em investir na carreira dos colaboradores, como aumenta a confiança e fortalece o moral da sua equipe, reduzindo a rotatividade e, consequentemente, os impactos financeiros decorrentes.

Instrução constante e consistente

É bastante provável que você tenha recebido treinamento quando começou a atuar com vendas.

No entanto, a maioria dos profissionais da área não recebem instruções constantes e consistentes.

Professores e médicos, por exemplo, são conhecidos por dedicar boa parte do tempo à formação continuada.

Analogamente, profissionais de vendas podem — e devem! — se manter atualizados, por meio de um coaching voltado para ensiná-los e desafiá-los.

Para atingir o sucesso profissional, as habilidades de um vendedor devem ser constantemente melhoradas, seu crescimento deve ser monitorado e novas habilidades e estratégias devem ser introduzidas no momento certo da carreira. Esta instrução consistente pode fazer toda a diferença em sua vida profissional.

Responsabilização consciente

Accountability ou responsabilização ética, em tradução livre, é um dos benefícios de um Coaching de Vendas.

Quando crianças, dispúnhamos de pais e professores para nos responsabilizar por nossas tarefas, nossa lição de casa e nossa adesão às regras gerais.

Como adultos, devemos ser responsáveis por nós mesmos — o que faz com que seja mais fácil encontrar desculpas quando não conseguimos cumprir nossas metas pessoais.

Com um processo de Coaching de Vendas atuando em prol do seu negócio, os colaboradores terão uma forte referência frente a qual devem se responsabilizar e isso é extremamente relevante para o seu crescimento enquanto indivíduos.

Se o trabalho de um vendedor estiver submetido a uma métrica construída em conjunto, é mais provável que deixe as distrações de lado e foque naquilo que disse que faria — superar as metas, melhorar as apresentações de vendas, incrementar ações de pós-venda, aperfeiçoar o atendimento ao cliente etc.

Novas perspectivas

Imerso em nossos próprios pontos de vista, às vezes, nos encontramos encurralados e nos sentimos limitados, certo?

Sendo assim, uma perspectiva externa pode ajudar a solucionar problemas de maneiras novas e diferentes, ampliando nossa visão à medida que aprendemos a entender a forma como outras pessoas pensam e enxergam o mundo.

Contratando um Coaching de Vendas, em essência, você estará assumindo uma postura muito positiva.

Isto significa que, assim como todos os outros seres humanos na face da Terra, você não sabe tudo.

No entanto, diferentemente da imensa maioria das pessoas, você reconhece este fato e se dispõe a aprender com experts para, no caminho, tornar-se uma pessoa (e um profissional) melhor.

As mudanças trazidas pelo processo são facilmente mensuráveis.

Ele pode maximizar o potencial de cada vendedor, garantir que os novos contratados sejam devidamente capacitados e aumentar a retenção e reduzir a rotatividade, por exemplo.

Se você quer uma equipe de vendas estelar, então assegure-se que os colaboradores recebam o conhecimento, a confiança e as ferramentas necessárias para venderem mais e melhor.

E aí? Gostou do artigo? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

Deixe o seu Comentário
  • Share:
One comment

Comments are closed.