Inbound Marketing: a melhor maneira de transformar estranhos em clientes.

By InsideOut Inbound Marketing 1 comentário em Inbound Marketing: a melhor maneira de transformar estranhos em clientes.

inbound marketing

Você deve ter aprendido na escola que a força que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra é uma força fundamental chamada gravitação universal. Imagine se existisse uma “força” igualmente poderosa, que pudesse atrair o seu cliente para o seu negócio. Na verdade existe um método que vem sendo utilizado por muitas empresas e que se mostrou eficaz, quando aplicado corretamente. Ele se chama Inbound Marketing.

Desde 2006 este tem sido o método mais eficaz do marketing digital para se fazer negócios online, ao contrário de antigos métodos, como compra de anúncios ou compra de listas de e-mail.

O Inbound Marketing se concentra na criação de conteúdo de qualidade que atrai as pessoas naturalmente para conhecerem a sua empresa ou o seu produto. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você pode fechar mais negócios rapidamente e com mais frequência.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é usar um conjunto de técnicas para trazer clientes potenciais para você, compartilhando conteúdo relevante, qualificando a sua audiência com informações sobre a funcionalidade e a qualidade do seu produto ou serviço. Isso faz com que parte dessa audiência se transforme em clientes e também possíveis divulgadores da sua marca.

Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo e no momento certo, o marketing torna-se relevante e útil para os seus clientes, não intrusivo. Este é marketing as pessoas podem amar.

Segundo uma pesquisa Hubspot sobre a situação do Inbound Marketing no Brasil, 58% das empresas brasileiras praticam Inbound marketing e, segundo a mesma pesquisa, o custo de obter leads com Inbound é 47% menor do que com Outbound.

inbound marketingMas, como aplicar?

Para que você entenda bem o que é Inboud Marketing e consiga aplicar corretamente, é preciso que conheça algumas técnicas constantes no método.

Criação de conteúdo e distribuição

A criação de conteúdo segmentado responde às perspectivas e necessidades básicas dos clientes. É preciso, em seguida, compartilhar esse conteúdo por toda parte através dos multi canais disponíveis para que sua mensagem se aproxime das pessoas.

Personalização

Adequar o seu conteúdo para os desejos e necessidades das pessoas que estão visitando seu site ou blog é parte importante do método. Como você aprende mais sobre sua audiência ao longo do tempo, você pode personalizar suas mensagens direcionando-as para necessidades específicas.

Integração

Criação de conteúdo, edição e utilização de ferramentas de análise, trabalham todos juntos como uma máquina – o que lhe permite concentrar-se em publicar o conteúdo certo no lugar certo no momento certo.

As quatro ações do Inbound Marketing

1. Atrair

Você não vai querer qualquer tráfego para o seu site, você deve querer o tráfego certo. O ideal é que as pessoas que são mais propensos a se transformarem em clientes acessem seu conteúdo. E quais são as pessoas “certas”? O seu cliente ideal, também conhecido como buyer persona.

Buyer persona é uma representação do seu cliente ideal. Uma definição de persona abrange definir os objetivos, desafios, pontos de dor, objeções comuns a produtos e serviços, bem como informações pessoais e demográficas que são comuns entre todos os membros desse tipo de cliente particular. Suas personas são as pessoas, em torno das quais, todo o seu negócio deve ser construído.

Algumas das ferramentas mais importantes para atrair os usuários certos para o seu site são:

Blog

Inbound marketing começa com um blog. Um blog é a única melhor maneira de atrair novos visitantes ao seu site. A fim de ser encontrado pelos potenciais clientes, é necessário criar conteúdos educativos que informe e responda às suas perguntas.

SEO (Search Engine Optimization)

A maioria das pessoas começa o seu processo de compra on-line usando uma ferramenta de busca para encontrar algo que têm dúvida ou interesse. Por conta disso você precisa ter certeza de que seu conteúdo está aparecendo com destaque quando e onde procurar. Para isso, é preciso cuidado, analiticamente escolher palavras-chave, otimizar suas páginas, criar conteúdo, e construir as links com os termos que seus compradores ideais estão procurando.

Site

As páginas do seu site são sua loja virtual. Então coloque o seu melhor na vitrine! Otimize seu site para transformá-lo em um farol de conteúdo útil para atrair desconhecidos e transformá-los em clientes.

Redes Sociais

Estratégias de Inbound bem-sucedidos são compreendem em transformar o seu conteúdo visível – e as redes sociais permitem compartilhar essas informações valiosas, fazendo com que seus clientes potenciais se envolvam com a sua marca. Você deve interagir nas redes onde seus compradores ideais passam o tempo.

2. Converter

Uma vez que você atraiu visitantes do site, o próximo passo é converter esses visitantes em leads reunindo suas informações de contato. No mínimo, você vai precisar de seus endereços de e-mail. Essa informação de contato é a moeda mais valiosa que existe para o comerciante online. Portanto, para que seus visitantes possam oferecer essa moeda de boa vontade, é preciso oferecer-lhes algo em troca!

Essa troca é feita “o pagamento” vem na forma de conteúdo, como e-books, whitepapers, ou infográficos – qualquer informação que seja interessante e valiosa para cada uma de suas personas. Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para clientes potenciais incluem:

Formulários

Para que os visitantes para se tornar leads, eles devem preencher um formulário e enviar suas informações. Otimize seu formulário para fazer esta etapa do processo de conversão tão fácil quanto possível.

Call-to-Action

Chamadas para ação são botões ou links que incentivam os visitantes a tomar medidas, como “Baixar um ebook” ou “Participar de um Webinar.” Se você não tem chamadas para ação nos lugares certos ou elas não são atraentes o suficiente, você não vai gerar leads.

Landing Pages

Quando um visitante do site clica em um call-to-action, ele deve ser enviado para uma landing page e é nela que a promessa feita na call-to-action será cumprida. É nela que o interessado insere as informações que serão úteis para a sua equipe de vendas iniciar uma conversa com ele. Quando os visitantes do site preenchem um formulário em uma landing page pela primeira vez, o visitante se torna um contato.

Contatos

Mantenha o controle dos contatos que você está fazendo em um banco de dados. Ter todos os seus dados em um só lugar, ajuda a dar sentido a cada interação que você teve com seus contatos – seja através de e-mail, uma página de destino, pelas mídias sociais, ou de outra forma – e assim, você vai poder otimizar suas interações futuras para atrair de forma mais eficaz, converter, fechar, e encantar clientes.

3. Fechar

Você está no caminho certo. Você atraiu os visitantes e os converteu em leads, mas agora você precisa transformar esses leads em clientes. Como você pode mais efetivamente realizar esta façanha? Determinadas ferramentas de marketing podem ser usadas nesta fase para se certificar de que você está fechando do jeito e no momento certos. Algumas ferramentas de fechamento são:

CRM (Customer Relationship Management)

Acompanhe os detalhes sobre todos os contatos, empresas e planos em seu pipeline para facilmente entrar em contato com as perspectivas certas no momento certo. facilitar as vendas, certificando-se de ter a informação na ponta dos dedos para melhor se envolver com perspectivas em todos os canais.

Closed Loop Reports (Relatórios de circuito fechado)

Como você sabe que os esforços de marketing estão trazendo os melhores leads? Sua equipe de vendas está efetivamente transformando essas melhores leads em clientes? A integração com o seu sistema de CRM permite analisar se o time de marketing e o time de vendas estão jogando juntos.

E-mail

O que você faria se um visitante clicasse em sua call-to-action, preenchesse uma landing page, fizesse o download de seu ebook, mas ele ainda não está pronto para se tornar um cliente? Uma série de e-mails focada em conteúdo útil e relevante pode construir a confiança dele, ajudando-o a ficar pronto para comprar seu produto.

4. Encantar

Inbound é, basicamente, fornecer conteúdo notável para os usuários, quer sejam visitantes, leads ou clientes existentes. Só porque alguém já assinou um cheque não significa que você pode esquecê-los!

Empresas que utilizam inbound corretamente, continuam a se envolver com seus leads, vendendo novos produtos para a sua atual base de clientes, transformando-os em promotores felizes da sua marca.

Algumas ferramentas usadas para encantar os clientes são:

Pesquisas

A melhor maneira de descobrir o que os usuários querem é perguntando. Use feedback e pesquisas para garantir que você está oferecendo aos clientes o que eles estão realmente procurando.

Call-to-action inteligente

Apresentar chamadas para ação distintas para diferentes usuários com ofertas que mudam com base na persona do comprador e o estágio que ele está é uma ferramenta muito efetiva para fazer novas vendas.

Texto Inteligente

Forneça aos seus clientes existentes com conteúdo notável adaptado aos seus interesses e desafios. Ajude-os a alcançar seus próprios objetivos, bem como introduzir novos produtos e recursos que possam ser de interesse para eles.

Acompanhamento social

Mantenha o controle das conversas nas redes sociais que mais lhe interessam. Ouça as perguntas dos seus clientes, os comentários, os gostos e desgostos, dessa forma você poderá entregar mais conteúdo relevante.

Entre em contato

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing pode começar a implementar no seu negócio. Nós podemos te ajudar. Baixe o nosso eBook gratuito com um Guia básico de como posicionar sua empresa na web.

Deixe o seu Comentário
  • Share:
One comment

Comments are closed.