Entenda definitivamente o que é branded content

By Harley Correia Branding Nenhum comentário em Entenda definitivamente o que é branded content

Entenda definitivamente o que é branded content

O termo branded content vem sendo muito utilizado dentro das estratégias de marketing de conteúdo de várias grandes empresas, dando resultados maravilhosos para a visibilidade online dessas marcas.

Apesar de estar ganhando maior popularidade há pouco tempo, a ideia não é recente, surgiu no século XIX. Mas, afinal o que é branded content?

Como você sabe, chamar a atenção dos clientes nas mídias online vem sendo cada vez mais um trabalho árduo. Se antes só ter um perfil nas redes sociais era suficiente para estar inserido corretamente no ambiente online, hoje esse cenário mudou um pouco.

Para se adequar ao novo perfil de consumo dos clientes, a produção e utilização de conteúdos está sendo uma forte aliada.

Explicamos abaixo o que você precisa saber sobre essa estratégia, como utilizá-la e quais grandes marcas já a implementaram.

O que é branded content?

O significado desse termo em português é conteúdo de marca. Ou seja, branded content é a produção de conteúdo de uma marca específica.

Porém, não é todo conteúdo desenvolvido pelas marcas que é enquadrado nessa estratégia, é preciso ter relevância, qualidade e valor para o cliente.

A publicidade tradicional de marcas e empresas tem se alterado ultimamente, isso porque não traz resultados como antes.

O branded content chega para falar da marca sem necessariamente abordá-la. Parece confuso, não é mesmo? Mas não é.

Essa estratégia de marketing aborda entretenimento, informação e publicidade. Tudo isso oferecendo algo ao consumidor que seja de grande importância para ele.

Não é sempre que as pessoas querem saber sobre um anúncio de determinada marca, mas se essa marca tiver uma informação valiosa para oferecer, provavelmente conseguirá a atenção da audiência. É uma troca.

Você disponibiliza conteúdo relacionado à sua marca para o seu consumidor, ele oferece uma parcela do tempo dele para você.

Esclarecido o que é branded content, vamos saber agora como fazê-lo de forma correta.

Como produzir conteúdo de marca?

Para desenvolver branded content para a sua marca, você precisa saber primeiramente que essa estratégia pode ser realizada em diversos canais de comunicação e também em variados formatos.

Não há regra para o conteúdo da marca ser um sucesso entre os clientes, mas existem fatores que podem colaborar, e muito, para que a informação produzida pela sua empresa seja vista com bons olhos.

Relevância do conteúdo

Não adianta produzir conteúdo de marca que você acredita ser interessante e não focar nas necessidades do público-alvo.

Desenvolva material que chame a atenção dos seus clientes por meio da curiosidade, da surpresa, da novidade e da importância que ele vai ter para o seu nicho.

Para gerar interesse no seu conteúdo, nada melhor do que quebrar as expectativas do seu cliente. Oferecer algo que ele nunca imaginou que a sua empresa ofereceria pode ser um bom caminho a ser seguido.

Se você tem uma empresa mais séria, por que não tentar um conteúdo mais solto, aproximando-se da barreira do humor? Só não pode perder o sentido e produzir conteúdo que não seja condizente com os seus valores.

Engajamento com o cliente

A sobrevida de publicações, como textos, imagens, vídeos e áudios, na internet é muito curta.

Com produção de materiais acelerada é cada vez mais difícil tornar um conteúdo de marca popular por um extenso período.

Para que a sua estratégia de branded content seja bem-sucedida, aposte em conteúdo que gere engajamento com seu cliente.

Para tornar o conteúdo da sua marca popular por mais tempo é essencial que ele seja disseminado para o maior número de pessoas.

Para que isso aconteça, você vai precisar contar com o interesse dos seus clientes, é mais provável que eles compartilhem em seus perfis de redes sociais e comentem com os amigos em rodas de conversas.

O branded content é imprevisível, por depender do interesse dos consumidores, acaba fugindo do controle total das marcas.

Quais as vantagens do branded content?

A grande oferta de informação oferecida pelas marcas faz com que tudo que é disponibilizado no ambiente online seja muito igual.

Para chamar a atenção, é preciso se diferenciar da maioria e encantar o cliente, tornando-o fiel à sua empresa. Mas, como fazer isso por meio do branded content?

Estreitamento da relação entre empresa e consumidor

A estratégia de produzir conteúdo de marca é uma tentativa de manter um constante diálogo com o seu público. Fazer com que as pessoas tenham um carinho especial pela empresa é fundamental para se ter bons resultados na hora de vender um produto ou serviço.

Gerar assunto constantemente com os conteúdos bem elaborados e focados no seu consumidor é uma ótima chance de alinhar, cada vez mais, a relação entre cliente e marca.

Aumento da presença digital

O branded content pode oferecer para a sua empresa, de forma espontânea, um aumento de presença no ambiente online.

Se aquele conteúdo, de qualidade e relevância, se tornar um viral nas mídias digitais, não será preciso investir tanto em impulsionamento e campanhas.

Consolidação da marca

Se o conteúdo que a sua marca oferecer para o público for muito interessante, certamente ele vai cair nas graças dos seus clientes, e adivinha quem será lembrada com maior facilidade? Sim, a sua empresa.

O branded content é uma excelente oportunidade de fortalecimento de marca. Basta acertar uma vez e já será o suficiente para ficar na cabeça das pessoas por muito tempo.

Como as marcas fazem uso do branded content?

Algumas marcas já entenderam que a produção de conteúdo traz muitos resultados para os negócios. Estão apostando fortemente nessa estratégia de marketing, que deve crescer ainda mais nos próximos meses.

A Coca-Cola, por exemplo, já há algum tempo não vende só refrigerante. A marca assumiu a postura de proporcionar felicidade aos clientes.

Os conteúdos divulgados traz pessoas felizes, grupos de amigos reunidos e experiências que as pessoas podem desfrutar em suas vidas.

Qualidade e características do produto não são o foco do marketing, e sim a felicidade que o cliente pode ter.

A Red Bull é outro ótimo exemplo de como uma marca agregou valor sem necessariamente vender o seu produto. Quando você pensa em esportes radicais, de alguma forma lembra da Red Bull, certo?

Pois é, a marca investe tanto em quebras de recordes mundias no esporte, patrocina diversos eventos esportivos e produz entretenimento. Fazendo com que as pessoas relacionem a bebida energética a essa sensação de sempre poder ir mais longe.

Agora que você já sabe que para vender um produto nem sempre é preciso torná-lo o centro das atenções e que o branded content é uma ótima estratégia para isso, já pode incorporá-lo ao marketing da sua empresa.

Se você gostou desse conteúdo, quer saber mais do assunto ou tirar alguma dúvida sobre branded content, deixe seu comentário.

Deixe o seu Comentário
  • Share: