6 Dicas para Gerar Engajamento para sua Empresa.

By InsideOut Inbound Marketing Nenhum comentário em 6 Dicas para Gerar Engajamento para sua Empresa.

6 dicas para gerar engajamento que vão ajudar sua empresa

Gerar engajamento é o principal objetivo da atuação de uma empresa na internet. De fato, essa é uma das métricas mais importantes para você analisar se a sua estratégia de marketing digital está dando certo, pois é a partir dela que conseguirá mais visitantes em seu perfil, conquistando clientes e gerando mais vendas.

Há diversos meios e formas de alcançar essa métrica, mas essa não é uma tarefa fácil. É preciso implementar práticas que farão com que seu trabalho dê resultados, seja por meio de blog posts, e-mails ou posts nas redes sociais.

Neste post, veremos o que é, de fato, o engajamento, além de algumas dicas para você saber como gerá-lo e ajudar a sua empresa a conquistar ótimos resultados. Continue lendo e confira!

O que é engajamento?

Basicamente, o engajamento é o relacionamento que você mantém com a sua persona. Seja por curtidas, comentários, preenchimento de formulários, download de algum material ou assinatura da newsletter, você estabelece uma interação com o seu público-alvo.

E é a partir disso que você ganhará relevância e influência na internet, para, então, se tornar confiável. Assim, você conquistará mais clientes, transformando-os em divulgadores da sua empresa ou produto.

Como gerar engajamento para a sua empresa?

1. Produza conteúdos inovadores

Os visitantes do seu blog ou seguidores de redes sociais irão interagir com você se acharem algo que os interesse. É a partir disso que eles irão fornecer suas informações de contato em troca de algo que seja valioso para eles.

Portanto, você deve sempre investir em conteúdos inovadores, que irão trazer alguma novidade ou serão relevantes para a sua persona. Procure sempre desenvolver conteúdos que respondam às suas dúvidas, objetivos, desafios e interesses.

Além disso, invista em diferentes formatos de conteúdos, seja para informar, entreter ou convencer. Pode ser um blog post, vídeo, infográfico, enquete ou e-book.

Por fim, elabore um bom planejamento e invista na produção de conteúdos diferenciados para cada estágio da jornada do cliente. Assim, você conseguirá gerar engajamento.

2. Capriche nos títulos e call-to-action

Os títulos são os principais elementos do seu conteúdo — afinal de contas, eles são o primeiro passo para atrair visitantes ao seu blog ou promover a abertura de um e-mail marketing. Portanto, invista em títulos pequenos, claros e interessantes, que vão deixar a sua persona curiosa.

E lembre-se de inserir a palavra-chave no título, para garantir um bom ranqueamento nos sites de busca.

Além disso, trabalhe bem o call-to-action de seus materiais: eles devem promover uma ação de sua persona e, por isso, devem ser convidativos. Assim, você terá maiores chances de gerar engajamento e conquistar um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo.

3. Mantenha uma frequência de postagens

Mantenha uma frequência de postagens e nunca deixe de atualizar os seus canais de comunicação. Afinal, é fundamental se mostrar ativo na internet para que as pessoas possam confiar em sua empresa.

Determine uma frequência ideal de postagens — seja para o blog ou para as redes sociais — e publique sempre novos conteúdos. Se a sua persona sabe quando você atualiza os seus canais de comunicação, ela vai sempre esperar por algo novo e interessante nesses períodos.

Mas mantenha um equilíbrio: poste pelo menos uma vez ao dia, e não mais do que 3. O exagero pode causar o efeito contrário ao engajamento, e você pode acabar perdendo seguidores e clientes.

4. Defina os melhores horários de postagens

Além de desenvolver um conteúdo interessante, é muito importante que eles sejam postados nos horários nobres dos seus canais de comunicação, ou quando o seu público está ativo. Então, sempre faça testes e pesquisas com a sua persona para definir esses horários.

Observe quais são os horários de pico nas redes sociais, e qual é o horário em que sua persona abre e-mails ou navega pela internet. Você poderá ter mais comentários, curtidas e envolvimento a partir de suas postagens.

Assim, conquistará seus visitantes e clientes podendo desenvolver estratégias mais avançadas e gerar mais vendas.

5. Interaja com o público

Como já citado, o engajamento é o relacionamento que você mantém com a sua persona. Mas não é apenas ela que deve manter o contato com a sua empresa. Você também deve retribuir essa ação, interagindo com o seu público-alvo.

Lembre-se: as pessoas que estão conectadas a esses canais, querem participar e interagir. Você só precisa encontrar a melhor maneira para falar com elas, seja por meio do formato de um conteúdo ou da sua linguagem.

Por isso, promova conteúdos que incentivem a participação de seus visitantes por meio de uma pergunta interessante. E responda sempre às suas dúvidas, elogios ou comentários negativos, procurando resolver os seus problemas.

6. Faça testes de conversão

Para você saber qual o formato ideal de postagem em seus canais de comunicação, faça testes de conversão. Também conhecidos como testes A/B, eles te ajudarão a definir a melhor de duas estratégias ou variáveis que vão trazer resultados positivos.

E você pode fazer testes de conversão em e-mails, landing pages e call-to-actions. Acrescente elementos diferentes, como imagens ou textos, para fazer a comparação. Como são baseados em números, e não suposições, as chances de você obter grandes resultados e gerar engajamento é bem maior.

Ainda, você pode usar ferramentas especializadas, como o Google Analytics e o Optimizely, para automatizar seus testes de conversão. Assim, poderá efetuar testes que vão trazer resultados mais eficientes e otimizados para a sua estratégia.

E não se esqueça que, para gerar engajamento, não se deve apenas postar algo em seus canais de comunicação. É importante planejar o que será postado, e como, para atingir seus clientes ideais de forma positiva e causando uma boa impressão.

Enfim, o envolvimento é muito importante para você ganhar visibilidade e relevância na internet. A partir disso, a sua persona terá mais confiança para fechar com sua empresa e adquirir o seu produto ou serviço.

Agora, com essas dicas, você poderá implementar estratégias de marketing digital que vão gerar engajamento e trazer grandes resultados para a sua empresa! Então, se você gostou desse post, compartilhe-o nas redes sociais para que mais profissionais possam ter negócios de sucesso na internet!

Deixe o seu Comentário
  • Share: