Infoproduto: o que é e como criar um?

By InsideOut Lançamento de Produtos Nenhum comentário em Infoproduto: o que é e como criar um?

Infoproduto: o que é e como criar um?

Infoprodutos são produtos digitais formados por conteúdos — como e-books, vídeos, áudios etc. — que ofereçam algum tipo de conhecimento. Normalmente, quem os compra faz isso para aprender algo ou treinar alguma habilidade. Continue lendo esse artigo para saber como criar o seu infoproduto.

Os assuntos podem ser diversos e são escolhidos de acordo com as especialidades do infoprodutor. Ele produz um conteúdo sobre um tema que domina e que pode ser oferecido a outras pessoas como aprendizado. Grosso modo, os infoprodutos são como apostilas e livros físicos que você pode utilizar em cursos, aulas e treinamentos ou para leitura própria, só que digitais.

Para ganhar dinheiro com isso, o infoprodutor deve criar os conteúdos e depois trabalhar com a divulgação. Os usuários pagarão pelo acesso para conseguir visualizar os materiais.

O principal benefício desse modelo é que o maior esforço que o profissional terá é quanto a produzir e lançar o infoproduto. Depois que isso é feito, a própria internet se encarregará de colocar o negócio para rodar. O infoprodutor precisará apenas realizar a manutenção da estratégia de divulgação.

Quais são os tipos de infoprodutos?

Os tipos de infoprodutos que você pode criar são bastante diversos, o que confirma a versatilidade desse modelo de negócio. Dê uma olhada em exemplos de materiais que são possíveis produzir:

  • e-books;
  • videoaulas;
  • screencasts;
  • audiobooks;
  • podcasts;
  • revistas eletrônicas;
  • treinamentos ao vivo e webinars;
  • conteúdo exclusivo para membros de um site.

Esses são só alguns exemplos. A internet é bastante vasta, e os formatos de conteúdo que você pode produzir também. Se tiver uma ideia de tema que se encaixe em um tipo de infoproduto diferente, pode ser muito válido investir nisso!

Quais os benefícios de produzir infoprodutos?

A infoprodução pode ser um setor bastante lucrativo se você se dedicar da maneira correta. Não é preciso muita coisa para lançar um produto, e você pode acabar ganhando muito com ele.

Confira alguns benefícios que você pode conquistar com a oferta de infoprodutos:

Alcance abrangente

A oferta de infoprodutos é feita exclusivamente pela internet, ou seja, não há fronteiras para os clientes que você consegue atrair. Ao divulgar o seu produto, vai ser tão fácil falar com um consumidor que está na mesma cidade que você quanto com uma pessoa que está em um estado distante ou até em outro país.

Baixo custo

Criar um infoproduto não demanda investimento muito elevado. Para criar um texto, como um e-book, tudo o que você precisa é de um software de edição de texto e de criatividade. Os outros formatos de infoprodutos também não exigem muito mais do que softwares e alguns equipamentos de captação de imagem e áudio.

Mesmo os vídeos, que custam mais para serem produzidos, já que é necessário ter uma câmera de qualidade, não são tão caros de se produzir quanto outros investimentos que você faria para começar um negócio próprio.

Na divulgação, os gastos também são menores. Você vai utilizar principalmente um site, redes sociais e anúncios on-line, e todos são canais de baixo custo.

Processo automatizado

A infoprodução é um modelo de negócio que não precisa de tanta intervenção humana depois que o material é lançado. Quase tudo depois da criação do conteúdo pode ser automatizado.

Os anúncios são rodados por uma plataforma. A venda, a entrega do produto e o pagamento também podem ser feitos de forma automática.

Mas não vá achando que o trabalho será pouco por causa disso. Alguns processos são facilitados pela tecnologia, mas você precisa de muito esforço para criar um conteúdo de qualidade e que seja interessante para o público a fim de dar tudo certo.

Renda contínua

Com o processo automatizado, os lucros chegam de forma contínua. Você recebe toda vez que uma pessoa comprar o acesso a um de seus materiais. Se o seu conteúdo for duradouro e relevante, essa renda pode continuar chegando por muito tempo.

E esses ganhos são quase um lucro passivo porque, depois de criar o material, não é necessário muito esforço de produção para continuar ganhando dinheiro. Você deixa o seu infoproduto rodando na internet enquanto recebe por isso.

Facilidade de distribuição

O gasto com logística nos infoprodutos é nulo. Toda entrega é feita on-line e é fácil de ser feita. Você pode enviar o material para o seu cliente por e-mail ou pedir que ele o baixe de algum link.

Como desenvolver e divulgar um infoproduto?

Desenvolver um infoproduto nada mais é que compartilhar conhecimento, isto é, você precisa conhecer um tema a fundo e saber como transmiti-lo de forma adequada para outras pessoas.

Para criar e lançar o seu material, você passará basicamente pelas seguintes etapas:

Conquista de conhecimento

Antes de começar a produzir, você precisa identificar sobre qual assunto deseja falar. Escolha um tema que domine o suficiente para ensinar sobre ele.

Além disso, a temática precisa ser interessante para outras pessoas. Não adianta muito escrever sobre algo que só você ou pouquíssima gente acha intrigante. Escolha um nicho específico que tenha um público de tamanho relevante. Se o seu desejo é atingir um grupo mais abrangente, tenha em mente que o seu conteúdo precisa ser realmente útil para mais pessoas.

Se necessário, aprofunde-se no assunto. Leia mais, assista a mais vídeos e acesse outros infoprodutos que também tratem do tema. Isso vai ajudar a ampliar a temática e aumentar a confiança para isso.

Produção do conteúdo

Depois de selecionar um tema e aprender sobre ele, é a hora de colocar a mão na massa. É nessa etapa que você deve se esforçar em maior grau e gastar mais tempo.

Coloque no papel, no áudio ou no vídeo todo o conhecimento que você deseja transmitir. Não se esqueça de definir uma estrutura para o seu material, não é para sair falando sem parar sobre tudo o que vier na cabeça. Reserve um tempo, também, para buscar referências.

Se o seu conteúdo for audiovisual, preocupe-se igualmente com a estrutura e as questões operacionais. A gravação do áudio ou do vídeo deve ser de boa qualidade. A relevância do conteúdo pode acabar sendo prejudicada se algum problema acontecer.

Fique tranquilo porque, apesar de ser essa a fase mais trabalhosa, todo o seu suor será compensado depois.

Edição e finalização

O seu público não vai aceitar um conteúdo entregue de qualquer jeito. Para evitar o problema é que serve a edição do material. Ela vai deixar o seu conteúdo visualmente agradável e mais fácil de ser consumido.

Revise e finalize todo o material e parta para a edição. Os textos precisam ser diagramados, e os áudios e vídeos precisam ser cortados e editados.

Um bom visual vai ajudar a deixar o cliente mais satisfeito e fazê-lo enxergar a qualidade do seu infoproduto.

Divulgação

Depois de tudo pronto, você precisa lançar o conteúdo para começar a ganhar dinheiro. A divulgação será praticamente toda feita pela internet, então é preciso usar e abusar de ferramentas de marketing digital.

Antes de tudo, lembre-se de hospedar o seu infoproduto em um site e criar uma landing page que as pessoas deverão acessar para baixá-lo. Depois, escolha e utilize as formas de divulgação que considerar mais adequadas. Alguns exemplos de estratégias que você pode adotar são:

  • redes sociais;
  • anúncios online;
  • divulgação no blog;
  • criação de guest posts para blogs parceiros;
  • e-mail marketing;
  • programa de afiliados.

Programe suas ações de marketing e deixe tudo rodando de forma contínua. Assim, mais pessoas saberão sobre o seu conteúdo e se interessarão por comprá-lo. Lembre-se sempre de realizar a manutenção da estratégia e mensurar os resultados. Isso é que vai manter as vendas recorrentes.

É importante ter consciência de que o retorno pode demorar um pouco para chegar. Tenha paciência e saiba que os ganhos nem sempre são imediatos.

Entendeu o que é necessário para ganhar dinheiro com um infoproduto? Esse formato é uma ótima oportunidade para ter lucros sem precisar investir muito.

Se você tem um produto para lançar no mercado e quer fazer sucesso com ele, entre em contato com a nossa base de lançamentos. Nós podemos te ajudar nesse projeto.

Deixe o seu Comentário
  • Share: