Inteligência artificial e o marketing: como é essa relação?

By InsideOut Tecnologia Nenhum comentário em Inteligência artificial e o marketing: como é essa relação?

inteligência artificial

Quando se fala em inteligência artificial, o primeiro pensamento que nos vem à mente são os filmes de ficção científica e um cenário pós-apocalíptico onde as máquinas escravizam os humanos. Longe desse quadro, você já parou para pensar que a inteligência artificial e o marketing podem ter tudo a ver?

A realidade que vivemos não é a de Matrix, mas a cada dia somos tão cercados de tecnologia que não percebemos o quanto uma boa fatia desse futuro, antes tão cinematográfico, já faz parte do nosso presente. Não que esteja acontecendo uma guerra entre humanos e máquinas, mas, sutilmente, a inteligência artificial caminha cada vez mais lado a lado com o marketing.

É comum que isso traga algumas dúvidas para os profissionais da área e gestores e, neste post, você vai entender como essa dupla funciona e por que você deveria parar um pouquinho o que está fazendo agora para dar atenção ao assunto.

O que é inteligência artificial?

A famosa IA nada mais é do que algoritmos que são capazes de executar tarefas e resolver problemas específicos, simulando o comportamento humano de forma rápida e previsível.

Isso faz mais parte da nossa realidade do que imaginamos: ainda que não tenhamos um C3PO desastrado e de personalidade forte do universo Star Wars, nossa tecnologia já desenvolve robôs aptos a trabalhos avançados, como o robô Blossom, do The New York Times, que escolhe as 50 notícias diárias, dentre centenas, que os editores devem colocar nas redes sociais.

Ou ainda o robô da Yahoo, o WordSmith, que escreve notícias sobre finanças e esportes. Embora as notas não tenham a criatividade humana, são bem escritas e objetivas, capazes de fazer com que você acredite que elas foram feitas por um ser humano.

Como a inteligência artificial e o marketing podem ajudar nas suas estratégias de negócio?

O termo Inteligência Artificial está muito mais associado à tecnologia e à inovação do que a novas oportunidades de negócio.

No entanto, se estamos falando de algo que existe para simular o comportamento humano na resolução de problemas e no aprendizado do que está à nossa volta, a IA também pode ser uma ferramenta muito útil nas estratégias de marketing.

E não é necessário que haja um grande investimento em tecnologia e máquinas de última geração para usar isso a seu favor. Veja só alguns benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, quando aliada às suas estratégias de marketing.

Você aplica seu dinheiro no que dá mais resultado

A inteligência artificial pode ajudar você criando soluções e analisando, precisamente, onde é melhor investir o dinheiro da empresa para obter o melhor ROI em determinada situação.

Mais tempo para pensar em soluções criativas

Uma das grandes vantagens da inteligência artificial é a capacidade que ela tem de automatizar tarefas de maneira escalável.

A tecnologia pode executar desde aquelas atividades simples do dia a dia, que sempre tomam um tempo que poderia ser dedicado a algo mais importante, até as mais complexas, que poderiam exigir muito tempo de atenção de um ou mais colaboradores.

Isso não significa substituir pessoas por máquinas — ao contrário, é uma forma de permitir que a equipe tenha mais tempo para trabalhar em melhorias para a empresa e trazer inovações e soluções para tornar o negócio mais rentável.

Mais produtividade e mais resultados

Se a inteligência artificial é capaz de fazer várias tarefas de forma automatizada, significa que a empresa leva menos tempo para fazer a mesma quantidade de tarefas de um dia, por exemplo.

Além de significar aumento da produtividade, também significa menos erros, resultados acompanhados e analisados com mais precisão e otimização mais rápida das campanhas que estão sendo realizadas.

Clientes mais satisfeitos

Uma das principais vantagens de unir a inteligência artificial e o marketing vai além de automatizar tarefas: ela ajuda a aumentar a satisfação do cliente em relação à marca.

Isso porque você pode oferecer serviço personalizado de forma mais rápida e precisa, evitar transtornos, minimizar erros e resolver problemas de forma rápida. E, além disso, fica muito mais simples aplicar técnicas de fidelização.

Como usar a inteligência artificial para alcançar seu público?

Chatbots

Todos os dias, usamos os chats para nos comunicarmos de forma rápida com amigos, família e, claro, resolvermos assuntos de trabalho e receber atendimento ao vivo de prestadoras de serviço. Conversas de mensagens instantâneas são práticas e uma forma bem pessoal de comunicação à distância.

Os robôs de bate-papo simulam uma conversa com uma pessoa do outro lado, fazendo com que o atendimento seja mais próximo, sem a necessidade de uma pessoa atendendo conversas de uma por uma.

Geração de conteúdo

Muitas empresas, como a Forbes, já fazem uso de inteligência artificial para gerar conteúdo de forma automatizada.

Claro, não são grandes artigos criativos e com profundas reflexões, mas informações objetivas, como finanças, podem ser inseridas em uma estrutura bem elaborada e que passe, de forma clara, a mensagem para o leitor.

Algumas ferramentas como o Arria e o Wordsmith são capazes de gerar conteúdo seguindo alguns templates pré-configurados de forma totalmente automática.

Precificação

Uma das partes mais importantes e complicadas, o preço depende de muitas variáveis: ciclo de vida do produto, sazonalidade, público etc

Isso significa que o menor erro pode afetar a saúde financeira da empresa, a lucratividade e o desempenho do negócio.

Hoje, existem ferramentas que podem fazer essa tarefa de forma automática, comparando todas as variáveis necessárias para chegar ao melhor preço para cada produto.

Gerenciamento de comunidades

Os seguidores da sua marca geralmente preferem utilizar os canais de comunicação nas redes sociais para se relacionar com você.

Isso algumas vezes pode ser um desafio bem complicado, principalmente se você gerencia várias redes com regras diferentes.

Hoje, alguns aplicativos já existem para ajudar nessa tarefa, como o Instagress, que, além do agendamento de postagens, segue ou deixa de seguir usuários, comenta e curte publicações de forma automática.

​Por mais que alguns desses conceitos estejam bem distantes da realidade da sua empresa, você certamente já conhece alguns deles.

A tecnologia está cada vez mais inserida no nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho, e a tendência é que isso seja ainda mais forte nos próximos anos.

Hoje em dia, a inteligência artificial e o marketing têm tudo a ver um com o outro e podem ajudar você a impulsionar os resultados da sua empresa de forma rápida e inteligente.

Se você gostou deste artigo, não deixe de assinar nossa newsletter para conferir mais conteúdos como este!

Deixe o seu Comentário
  • Share: