Networking em eventos: 6 maneiras de captar clientes

By Harley Correia Eventos Nenhum comentário em Networking em eventos: 6 maneiras de captar clientes

Networking em eventos

Uma das estratégias que uma empresa pode utilizar para captar mais clientes é a realização de eventos. O networking em eventos é bastante funcional, já que favorece a aproximação entre os profissionais de diferentes organizações e os próprios consumidores.

Os eventos são reuniões que contribuem para reforçar a imagem de uma marca, gerar novos laços de negócios e otimizar a comunicação da empresa com seu público.

O contato presencial ajuda a conhecer melhor a empresa e é uma boa oportunidade para divulgar novos serviços e produtos.

Para realizar networking em eventos de boa qualidade, confira 6 maneiras abaixo!

1. Antes do evento, prepare-se!

Deixe seus objetivos bem delineados. Considere pontos como: pessoas que estarão no evento que podem ser importantes para seu negócio (inclusive proprietários ou representantes de outras empresas); os players de mercado (empresas que lideram o segmento em que atuam dentro do mercado); quais serão os melhores momentos para iniciar contatos e travar relações.

Você também deve ser bem criterioso no que se refere aos palestrantes, elaborando uma lista com seus nomes, pois poderá relacionar-se com eles também.

2. Para desenvolver um bom networking em eventos, planeje como será feita a abordagem de pessoas

As formas de abordagem são fundamentais para o sucesso dos relacionamentos. É importante que tudo flua naturalmente, sem a necessidade de artificialidade e bajulações. O networking em eventos deve ser uma forma de gerar amizades espontâneas e tornar a comunicação mais dinâmica.

Portanto, se a pessoa permitir, apresente-se a ela diretamente. Diga o seu nome e o nome da sua empresa e inicie o contato com um sorriso e um aperto de mão. Mostre que você é acessível.

Caso a pessoa já esteja conversando com outro(s) participante(s), você deve aproximar-se aos poucos, ou seja, não é recomendada uma abordagem tão direta. Procure encontrar um pretexto dentro do assunto que eles estão discutindo e insira-se na conversa, dirigindo-se a todos.

Uma boa dica é você estar acompanhado por alguém (colega, amigo, sócio, cliente, parceiro), pois assim a interação fica bem mais fácil.

Depois de se apresentar e trocar cartões de visita, a conversa deve se desenvolver mais naturalmente.

3. Invista seu tempo nas pessoas que lhe interessam

Não seja prolongado acima dos limites, nem econômico demais em suas palavras. É importante gastar tempo com as pessoas que interessam a você, aquelas que poderão se tornar suas clientes, abrir novas oportunidades, inserir você em um meio mais cobiçado, apresentar-lhe a profissionais renomados, fazer indicações de clientes ou negócios, passar orientações e assim por diante.

Caso não haja interesse em manter a conversa, você poderá se afastar educadamente, com um aperto de mão, sem a necessidade de descortesias — afinal de contas, talvez essa pessoa possa ser útil em outro momento, tornando-se cliente ou abrindo novos caminhos para sua empresa.

4. Mantenha a comunicação após o evento

É fundamental dar continuidade ao relacionamento, mantendo o canal de comunicação aberto depois da reunião. Prepare uma lista das pessoas com as quais você travou uma relação e separe-as em categorias apropriadas, como parceiros, fornecedores, clientes, potenciais clientes ou contatos, investidores e assim por diante.

Há várias maneiras de comunicar-se com eles. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail agradecendo a conversa que manteve com a pessoa. Também poderá agendar uma reunião com ela ou uma visita sua à empresa dela (ou vice-versa).

As redes sociais são uma boa maneira de otimizar essa relação iniciada durante o evento. Você poderá, por exemplo, seguir o blog ou o perfil do Twitter de determinado palestrante ou de outro participante. O LinkedIn é um site apropriado para iniciar e manter relações profissionais. Outra opção é o Facebook, que permite o acesso à página da pessoa e a grupos especiais.

É importante respeitar sua base de contatos, evitando o envio de mensagens desnecessárias e, além disso, deixando de assumir compromissos que você não pode cumprir.

5. Realize um evento por conta própria

Uma boa iniciativa para você aplicar networking em eventos é programando você mesmo uma reunião, seja em sua empresa, seja em sua casa (caso haja espaço), seja em um salão de eventos.

Dessa forma, você atrairá os clientes (aqueles que já são fidelizados) e terá a oportunidade de conquistar novos. Os clientes fiéis, por exemplo, podem levar seus próprios amigos e familiares de modo que eles também poderão integrar, posteriormente, a base de dados das vendas da loja.

Os participantes poderão observar os produtos/serviços que sua empresa oferece e você trabalhará networking e branding. Ou seja, isso aumentará o seu círculo de relacionamentos e oferecerá experiências que podem se tornar especiais para determinados consumidores. E, assim, sua empresa poderá tornar-se referência no segmento em que atua.

Quando organizar um evento, preferencialmente ele deve ser aberto, para atrair a maior quantidade possível de clientes. E, para que haja muitos participantes, você pode recorrer a algumas estratégias, como:

  • oferta de brindes (camisetas, copos ou outros produtos personalizados com o logotipo de sua empresa);
  • parceria com outras empresas para que os clientes delas também participem do evento (futuramente, você também deverá divulgar os eventos de seus parceiros);
  • oferta de comes e bebes;
  • oferta de música ao vivo (cantor solo ou banda) e/ou convite para um artista local ou mesmo de fora expor suas obras (pinturas, esculturas, livros, artesanato);
  • desenvolvimento de um tema alinhado ao negócio em que você atua (criatividade é uma forma de atrair o público);
  • fazer um evento especial, em que os pais possam se reunir com seus filhos (aluguel de brinquedos, por exemplo) ou que as pessoas possam levar seus animais de estimação (como cães e gatos).

6. Faça promoções

As promoções costumam reunir uma quantidade elevada de consumidores. Dessa forma, as possibilidades de vendas aumentam muito mais.

Ofereça descontos especiais em “produtos âncora”, aqueles que você oferece por um preço mais baixo para atrair clientes desses produtos, mas que, possivelmente, poderão comprar outros itens.

Faça das promoções eventos inesquecíveis, podendo oferecer serviços de entrega especiais, produtos grátis, combos de artigos (kits de itens que, em regra, são vendidos separadamente), comidas e bebidas e assim por diante.

Já está investindo adequadamente no networking em eventos? O que achou dessas dicas? Aproveite e deixe seu comentário, enriquecendo este post.

Deixe o seu Comentário
  • Share: