Como divulgar um evento atraindo o público certo

By Harley Correia Eventos 1 comentário em Como divulgar um evento atraindo o público certo

Como divulgar um evento atraindo o público certo

Para qualquer negócio, atrair o público certo é um grande desafio. Saber como divulgar um evento é algo importante para quem quer usar essa estratégia de aquisição de clientes.

Graças à internet o trabalho de divulgar um evento ficou muito mais fácil, assim como conquistar a atenção do cliente ideal por meio de campanhas e estratégias bem desenvolvidas no meio online.

Ainda que a rede ofereça as melhores condições para dar visibilidade ao evento, cativar a audiência adequada é um fator que também depende da forma como a divulgação é realizada.

Isso deve ser feito levando em consideração que cada participante exerce um papel fundamental e precisa ser selecionado da melhor forma.

Por isso, selecionamos 6 estratégias para te ajudar a atrair o público certo para Como divulgar um evento atraindo o público certo divulgar um evento da sua empresa. Confira!

1. Invista na divulgação online

Seja qual for o seu evento, é importante saber onde o cliente está localizado.

Sem dúvidas, a internet é o melhor local para encontrar pessoas, pois além conectá-las vinte e quatro horas por dia, o meio digital permite selecionar e atingir o público mais adequado, que combine principalmente com os interesses da sua empresa.

Com isso, vale a pena divulgar um evento em comunidades online ou até mesmo utilizar as redes sociais. Dá para convidar potenciais participantes que poderão marcar presença e também amigos que se interessam pelo assunto ou tema.

Outra dica é conhecer quem são os principais influenciadores de grupos web, a fim de despertar o interesse dessas pessoas. Elas poderão auxiliar na divulgação da cerimônia em suas páginas e demais redes de contato.

2. Melhore seu relacionamento com o público

Atualmente, a linguagem digital permite humanizar o relacionamento com o usuário, tornando a empresa mais próxima da sua rotina.

Ao usar essa vantagem ao seu favor, você pode discutir abertamente no meio online sobre o evento a ser realizado, mostrando ao público quais os benefícios de participar, sejam eles profissionais ou pessoais.

De qualquer forma, mantenha contato direto com o consumidor, facilitando também a ação de cada usuário por meio de compartilhamentos, hashtags no Twitter, curtidas no Facebook e de outros recursos interessantes.

No geral, para melhorar a recepção do público não se esqueça de conhecer as necessidades dos participantes, permitindo que o convite realizado seja bem recebido.

Também ofereça informações claras, para que todos saibam onde vai acontecer, a data e o horário, como chegar, palestrantes ou personalidades que estarão presentes e outros dados importantes.

3. Destaque as personalidades para atrair o público para o evento

Você já percebeu o quanto o conteúdo tornou-se uma ferramenta poderosa e útil para atrair não somente seguidores, mas participantes para o seu evento?

Isso mostra que convidar personalidades ou “grandes nomes” que possuam autoridade em determinado assunto faz toda a diferença e pode ser a chave para fazer com que o público ocupe todas as reservas disponíveis.

Por outro lado, não basta apenas anunciar uma referência importante.

É fundamental desenvolver a campanha apresentando o tema de maneira atrativa, além de convencer o cliente sobre as vantagens de marcar presença e aprender novas informações com alguém que realmente entende do assunto.

Em outras palavras, um evento é um acontecimento interessante para fazer parcerias e expandir a marca, mas também inclui o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Por isso, ao destacar a presença de uma personalidade, lembre-se de ressaltar que é uma oportunidade única.

4. Monte parcerias estratégias para divulgar um evento

Por meio de parcerias, você adquire ajuda extra para divulgar um evento na página de cada parceiro, por exemplo. A partir dessa estratégia, fica mais fácil divulgar um evento e atingir o maior número de pessoas com perfis similares.

Basta traçar as principais ações dessa aliança.

Todavia, além de contatar algumas empresas, você também pode buscar marcas ou patrocinadores que tenham compatibilidade com seu negócio, permitindo que eles também divulguem e aumentem a visibilidade por meio de postagens, compartilhamentos e outros convites que possam ser realizados fora do meio online.

5. Padronize sua campanha

Para alcançar os melhores resultados em cada estratégia de divulgação, nada melhor do que padronizar toda a sua campanha.

Isso envolve usar a mesma cartela de cores, assim como informações, imagens e todo um apelo visual bem-feito e coerente. Esse padrão deve ser seguido em todas as plataformas.

Unificar a campanha de divulgação ajuda a fixar a marca e a valorizar a identidade visual da empresa, permitindo que diferentes veículos divulguem as mesmas ações a partir de um material similar.

Isso não impede que você crie novos layouts ou desenvolva apelos criativos novos a cada cerimônia, mas é importante definir a mensagem principal e replicá-la sem muitas alterações para não comprometer o reconhecimento do público.

Por esse motivo, a nossa dica é utilizar plataformas diferenciadas para fazer a divulgação do seu evento, como Instagram, Facebook, Google Adwords, Snapchat e YouTube.

Contudo, o principal objetivo é repassar a mesma mensagem ainda que utilize outros formatos necessários, como vídeos, peças estáticas, anúncios patrocinados, postagem de fotos.

6. Produza conteúdo relevante

Além dos anúncios e de todas as ferramentas que o meio digital oferece, seu evento poderá ganhar maior visibilidade se for planejado com antecedência e com a ajuda do Inbound Marketing.

Como você já percebeu, o comportamento do público está cada vez mais exigente, então disponibilizar informações relevantes faz todo o sentido quando deseja convidar participantes para um evento.

Além disso, o Inbound Marketing permite a criação de blogs e sites, recursos interessantes para divulgar outros materiais, coletar dados e conhecer as principais necessidades do seu público-alvo.

Dessa maneira, você pode disponibilizar artigos que façam referência ao seu evento e atrair a atenção do público apresentando argumentos interessantes sobre o tema em geral.

Use outros caminhos

Porém, além dos artigos, é interessante enviar ao público e-mail marketing, landing pages e outros materiais úteis para a captação de clientes e aumento da visibilidade do seu conteúdo.

Mas não se esqueça de que, divulgar um evento aplicando essa estratégia, é necessário planejar com antecedência cada ação.

Os resultados são obtidos a médio e longo prazos, contudo ainda são válidos para definir e atrair o público.

Gostou de conhecer nossas dicas para atrair o público para o evento? Que tal aproveitar para ler o O Guia Definitivo de Marketing Digital para Eventos? Aproveite!

Deixe o seu Comentário
  • Share:
One comment

Comments are closed.