Como o funil de vendas pode ajudar a sua empresa?

By Harley Correia Inside Sales Nenhum comentário em Como o funil de vendas pode ajudar a sua empresa?

funil de vendas

O cliente moderno é muito mais exigente e completamente diferente do que era no passado. Especialmente por conta da internet e pela entrada do mundo na era da informação, as pessoas passaram a ser muito mais ativas em seus processos de compras, o que levou as corporações a buscar novas formas de agradar e atender às demandas desse público. E é dentro desse contexto que o funil de vendas pode ser essencial.

Essa estratégia tenta mostrar aos empreendedores e às suas equipes de marketing quais são as etapas que cada comprador passa até chegar ao estágio final, que é exatamente o pagamento do produto ou serviço consumido.

Na teoria, isso deve ajudar a trabalhar melhor a experiência dos consumidores e conduzi-los de forma mais natural até a fidelização.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir como o funil de vendas pode ajudar a sua empresa? Então, confira o conteúdo a seguir!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas, também chamado de pipeline de vendas, é uma metodologia criada para demonstrar quais são os passos que uma pessoa leva, desde o momento em que ela nem sabe que precisa de uma solução até a hora em que ela efetiva uma compra na empresa.

Em outras palavras, é um modelo que ilustra de maneira simplificada cada etapa que um consumidor passa, desde o primeiro contato até a aquisição propriamente dita.

Basicamente, a sua divisão se dá em três camadas, e conhecê-las em todas as suas diferenças ajuda os times de marketing na criação de ideias e ações adequadas para cada um desses momentos, de forma a conduzir o público para o estágio seguinte do relacionamento.

Tal como um funil comum, há um número maior de pessoas no topo, e as estratégias servem exatamente para atrair e levar mais indivíduos até o final do caminho: a compra.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Como dissemos, podemos dividir a metodologia do funil de vendas em três etapas:

Topo do Funil

A primeira parte é o topo do funil, que é a maior e que conta com mais indivíduos.

Nessa fase, não podemos sequer chamar a pessoa de cliente, pois ela não está consciente de que tem um problema que precisa de uma solução.

Dessa forma, o usuário não está em busca de produtos ou serviços, e sim está navegando livremente pela web.

Assim sendo, a ação mais importante aqui é aumentar o tráfego de visitas e simplesmente atrair mais público, para então transformá-lo em leads.

Um conteúdo relevante e bem estruturado ajuda a atrair para a etapa seguinte, que é o meio do funil.

As ações mais usadas são a criação de blogs ou campanhas de e-mail marketing.

Meio do funil

A etapa seguinte é o meio do funil. Nessa fase, a pessoa já descobriu sua demanda e está em busca da melhor solução para isso.

Ela já tem a intenção de consumir o produto ou serviço, mas ainda não decidiu como nem com quem pretende fazer isso.

Portanto, é nesse momento que haverá mais pesquisas sobre as opções que o mercado oferece e seus benefícios.

É hora de investir em estratégias diferentes do topo, visando estreitar ainda mais os laços e prender esse consumidor em potencial.

As ações mais utilizadas são ofertas gratuitas de materiais como e-books, newsletters e outros conteúdos mais específicos.

Feito isso, o lead é qualificado para o estágio final.

Fundo do funil

O fundo do funil é o estágio final e, como é de se esperar, contém menos pessoas.

Porém, são esses indivíduos que estão mais bem trabalhados e prontos para finalizar efetivamente a sua compra.

Dessa forma, esse é o momento de começar a oferecer os produtos ou serviços propriamente ditos, orientando sempre o conteúdo para direcionar o público à sua marca e realçando os diferenciais e vantagens competitivas que você possui sobre a concorrência.

Quais são as vantagens do funil de vendas?

O funil de vendas pode oferecer uma tremenda vantagem competitiva para uma empresa, especialmente no que tange às estratégias de marketing digital e tradicional, além do melhor conhecimento das necessidades do público e da adequação dos processos internos.

Confira algumas delas!

Melhor desenvolvimento de produtos

Como você entenderá melhor as demandas dos clientes, terá mais subsídios e informações que apontarão caminhos mais efetivos para o desenvolvimento dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece no mercado.

Ao identificar essas demandas e aprimorar os seus processos, você conseguirá ir além das expectativas e proverá um diferencial para os compradores, o que resultará naturalmente em maiores vendas e mais fidelização.

Ações de marketing mais eficazes

O funil de vendas é fundamental para direcionar bem as suas ações de marketing.

Com o conhecimento adequado de cada etapa, sua equipe poderá desenvolver estratégias exclusivas voltadas para aquela fase especificamente, de forma a conduzir o indivíduo até o passo seguinte.

Dessa maneira, você atinge cada usuário do jeito certo, sem oferecer diretamente um produto ou serviço para quem ainda nem sabe que tem essa demanda, por exemplo, ou também não enchendo um lead qualificado de conteúdo inespecífico — quando ele já está disposto a comprar.

Exemplo de um funil de vendas com todas as 4 etapas. Faça aqui a simulação do funil de vendas para seu negócio.

Maior identificação de oportunidades

O aproveitamento das oportunidades de negócio é algo muito importante em qualquer segmento do mercado, e até nessa seara o funil de vendas pode ser fundamental.

A partir do uso dessa metodologia, uma empresa pode identificar novas formas de atuar e também otimizar aquelas que já estão em andamento.

Como na internet tudo é mensurável, torna-se possível perceber quando o usuário está relevando uma demanda inesperada, por meio dos resultados que as suas ações terão em cada etapa.

Basta ficar ligado nos indicadores, realinhar o que está dando errado e reforçar o que está dando certo.

Entendeu agora como o funil de vendas pode ajudar a sua empresa? Nos dias de hoje, o conhecimento adequado dessa estratégia pode ser um tremendo diferencial para seu negócio se destacar no mercado.

Gostou do conteúdo?

Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros artigos como este!

Deixe o seu Comentário
  • Share: